Entre ontem e hoje...

Fizemos muitas coisas...
Começamos com Educação física, onde exercitamos deslocamentos e equilíbrios:
A corrida dos arcos fez sucesso!
 
E o equilíbrio em banco sueco (que era a ponte sobre um rio cheio de crocodilos!) também!
Conseguimos terminar as nossas auto-avaliações a tempo...
... de serem integradas nos portefólios que ontem os pais levaram para casa, no final da reunião, para analisar a nossa avaliação e as respetivas evidências.
Claro que antes estivemos nós a analisar, cada um o seu portefólio, verificando que queríamos colocar ou retirar de lá alguma coisa...
Já hoje, o dia teve início com aula de música...
As brincadeiras musicais levaram-nos a aprender a canção "Adivinha" sobre um animal esquisito, que um destes dias ainda vamos desenhar... depois participamos num casamento onde começamos por ser músicos e terminamos como cozinheiros!
Aproveitamos para iniciar o tratamento de dados do mês de março, atividade matemática na qual estamos cada vez mais ágeis, no raciocínio e na rapidez!
Mas a matemática não se ficou por aqui! Ainda fizemos triagens, usando os veículos e de tarde resolvemos uma situação-problema. Lá em casa da professora ninguém gosta muito de chocolate branco, por isso ela guardou todas as amêndoas e trouxe para nos. Mas depois tínhamos que as dividir, para que cada um tivesse o mesmo número de amêndoas!
O A. ofereceu-se para resolver o problema: primeiro contamos quantas amêndoas havia no total: 44; depois contamos os meninos presentes: 17 e os ausentes: 4. Eram então 44 amêndoas para distribuir por 21 crianças...
Os pauzinhos coloridos representaram os meninos e o A. começou por dar uma volta, distribuindo 1 amêndoa a cada um; mas como sobraram muitas, achamos que chegavam para dar mais uma volta; foi o que se fez, ficando cada um com 2 amêndoas. No saco sobraram 2.
- Podem ficar para a Celeste, a ver se ela gosta ;-)
Depois passamos à representação gráfica da resolução:


Quem quis escrever os números (até 21) nos pauzinhos, arranjou uma estratégia: recorreu ao Mapa Mensal de Presenças para os copiar sem se enganar!
  




Desta vez, até alguns dos mais pequenitos fizeram o registo...


Entre ontem e hoje foi assim... até amanhã!

Comentários

  1. Boa noite. Sigo com alguma regularidade o seu trabalho e dos seus meninos e adoro tudo o que fazem e a forma como relata.
    Obrigada pela partilha.
    Fiquei curiosa como faz a avaliação dos portfólios com os meninos. Como o faz? Pode dar - me algumas ideias. Também sou educadora e gostava de o fazer com o meu grupo.
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Lídia, obrigada pelas suas palavras.
    Quanto à atividade deste dia, aquilo que foi feito foi apenas cada criança explorar o seu portefólio, observando como ficaram organizados os registos (que foram sendo selecionados por ela e pela educadora ao longo do período) e decidindo se queria acrescentar ou retirar alguma coisa.
    É um momento sempre muito interessante de acompanhar, pelos comentários que as crianças fazem, principalmente as mais crescidas (o portefólio acompanha-as no seu percurso de três anos na sala) que verificam como faziam e como fazem agora e notam a sua evolução e a forma como são mais capazes ;-)
    Beijinhos, volte sempre!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.