Esta semana, a partir do livro "As mãos não são para bater", vimos que elas serviam para muitas outras coisas importantes... mas ainda não conseguimos ilustrar todas!
O cartaz ainda não ficou pronto pois, pelo meio, tivemos que fazer auto-avaliações e tratamento de dados... mas já temos algumas ideias registadas:
As mãos são para... pintar
As mãos são para... pegar num livro
As mãos são para... apertar cordões
E as mãos inspiraram ainda uma nova técnica de desenho, a duas dimensões, muito fácil de realizar e que envolveu muitos de nós grande parte da manhã ;-)
Primeiro contornamos a mão e parte do braço e depois traçamos linhas retas por fora e linhas curvas por dentro. Para as linhas retas usamos a régua, alguns pela primeira vez! Por fim foi só colorir os espaços entre linhas, sem juntar cores iguais...
Estas já estão prontas e ficaram muito giras, até parece que saem da folha de papel!
A pintura também esteve animada esta semana (de tal forma que até os bancos que usamos para os mais pequenos chegarem ao placard tiveram que ser limpos por quem decidiu decorá-los!). Surgiram produções interessantes e até reproduções de pinturas em desenhos... várias foram escolhidas para integrar os portefólios pelos seus autores :-)
Na rotina semanal de guardar as produções (desenhos, colagens, pinturas e técnicas mistas) descobrimos algumas coisas importantes, que mostram os pequenos degraus que vamos subindo no nosso dia a dia... e como estamos a crescer!
Uma técnica mista (desenho e colagem) feita por iniciativa do D. (3 anos)
- É uma piscina e um menino que vai tomar banho!
Uma bela árvore de Primavera, adornada com a escrita espontânea das vogais...
(I, 5 anos)
(M., 6 anos)
E uma canção que se tornou um desenho: a do Milagre das Rosas, de Maria de Vasconcelos, no seu último CD sobre a História de Portugal, que tomou forma pela mão da M.
- Sabes? Este é D. Dinis que foi rei de Portugal e esta é a Rainha Santa Isabel, que era muito amiga dos pobres e ia levar-lhes pão... mas um dia o Rei encontrou-a e ele não gostava nada que ela fizesse isso. Quando abriu o vestido caíram rosas e não pão...
Fomos ao Youtube conhecer este vídeo e outros se seguiram... no final já havia conversas assim:
- Sabes quem foi o primeiro Rei de Portugal? - perguntava o A.
- Não...
- Mas eu sei: foi D. Afonso Henriques, que estava zangado com a mãe!
Assim foi este nosso dia, sendo que de tarde aproveitamos o recreio, pois estava sol!
Já estamos fartinhos de chuva...
Bom fim de semana!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.