Um sonho concretizado... numa festa de fim de ano!

A casa estava cheia, com toda a comunidade escolar de Vila Franca e na presença de entidades como o Sr. Presidente da Câmara José Maria Costa, a Vereadora Maria José Guerreiro e o Vereador Luís Nobre, o Sr. Presidente da Junta e restante executivo, o sr. Presidente da Associação de pais Carlos Santos e restantes membros que, como sempre, organizaram a festa com carinho e dedicação.
Todos compareceram à chamada para inauguração da nossa "Casa dos Sonhos"...
Este é o resultado de um projeto de empreendedorismo desenvolvido em colaboração com a ESE-IPVC, pela Sala Fixe em colaboração com as estagiárias Marta Azevedo e Marta Loureiro e que conseguiu reunir um vasto leque de parceiros dispostos a colaborar na sua concretização a título gracioso...
Seguiu-se a cerimónia do descerrar das placas...
Assistimos também a um vídeo com a narrativa deste projeto, porque é importante conhecer o processo, para além do produto final. Aqui fica para quem não conseguiu ver e ouvir nas melhores condições:



O texto maravilhoso que foi criado gentilmente para este projeto, é de autoria de Elisabete Bárbara:
Era uma vez uma árvore que morava nos corações de muitos meninos e muitas meninas. Os corações são como casas. Abrem a porta às coisas e às pessoas de quem gostam e convidam-nas a entrar. E a ficar, claro. Não importa que a casa seja pequenina, porque no coração há sempre lugar para o que nos faz bem. Num coração cabe muita gente e até cabem árvores grandes como aquela, que gostam de espreguiçar os ramos quando o sol nasce dentro do peito.
Ora se os corações são como casas, também é verdade que as casas podem ser como os corações. Então, os meninos e as meninas tiveram a ideia maravilhosa de construir uma casa na árvore. Seria o seu coração e os meninos e as meninas também poderiam morar nele e abrir os braços bem abertos quando o sol viesse cá para fora brincar. Que ideia extraordinária. Uma casa-coração, onde pudessem sentir o pulsar da vida e da imaginação.
Chamaram os professores e as professoras. Vieram os pais e vieram as mães. Puseram as mãos à obra com o entusiasmo de quem dá à luz um sonho. Quando a casa-coração ficou pronta, a árvore convidou todos os meninos e todas as meninas a subir e a entrar e disse:
- O meu coração é o vosso lugar.
Brindou-se com champanhe e partilhou-se o bolo da inauguração (obrigada Pastelaria AMeadella) com todos os presentes, porque:

Começamos por sonhar sozinhos
Mas apenas conseguimos realizar juntos!
A casa da árvore ficou depois aberta aos visitantes, que a quiseram conhecer por dentro e por fora, por cima e por baixo ;-)
Agora temos, no espaço exterior da nossa escola, o sonho mais recente (casa na árvore) dentro do sonho anterior (jardim mágico das flores) para serem usados por todas as crianças que aqui fazem o seu percurso escolar, do jardim de infância ao primeiro ciclo.
Sendo esta uma
... esta casa na árvore (que nos atribuiu a distinção) será mais um espaço de exploração, brincadeira e aprendizagem no exterior! Uma casa para a imaginação, uma casa-coração!
Mas deste projeto continuaremos a falar no próximo ano letivo, pois não está ainda encerrado. Faltam terminar alguns pormenores relativos à segurança dos mais pequenos, nossa principal preocupação. Por isso, nos próximos dias, a casa vai estar ainda encerrada.

Seguiu-se a festa, para comemorar o final do ano letivo e o final da etapa do pré-escolar para 13 meninos e meninas, 3 deles da Sala Fixe ;-) 
Começamos pela nossa apresentação, muito bem trabalhada com a colaboração da prof. Marisa Carvalho (projeto de expressão musical - protocolo CMVC-AMVC), uma compilação do trbalho desenvolvido ao longo do ano. 
Como as fotos eram tantas e é difícil escolher, aqui está um vídeo com todas elas :-)


Depois a pequena cerimónia dos nossos finalistas...
Passarinhos pequenos cá chegamos
Acabados de sair do ninho quente
Nossas asas aqui na escola soltamos
E lançamos nosso voo sempre em frente...
São três os passarinhos fixes que vão lançar-se a outros voos... com a bagagem cheia de brincadeiras, experiências e aprendizagens, que vão ficar guardados para sempre num lugar bom do coração! E todos os restantes tiveram direito a lembranças...
Embora nem todos tenham conseguido ficar registados em foto... tal como alguns dos amigos:
A festa prosseguiu com as apresentações dos colegas do primeiro ciclo e a entrega do Prémio Professor Alves de Brito.
E terminou com o arraial... afinal, era noite de S. João!
As educadoras deixam a sua gratidão a toda a comunidade escolar pela presença e pelo carinho. 
Bem-hajam!

Comentários