Uma visita ao futuro... e muitos dedos cheios de tinta!

O nosso dia começou com a abertura da caixinha das surpresas, que trazia lá dentro um conjunto de tintas para pintura com dedos. Chegamos lá através de pistas que a professora ia dando e também fizemos perguntas: de que material é feito, de que cor é e para que área...
Quando descobrimos que era para a pintura achamos logo que eram tintas!
- Porque para pintar precisamos de tintas.
- E de pincéis também!
- Não podemos pintar sem pincéis?
- Podemos... com as mãos!
- E com carimbos e com esponjas...
- E também com pés, como ontem na pintura de chulé ;-)
E foi uma animação colorida durante todo o dia!
E por falar em pintura, nessa área nasceu hoje uma flor gigante!
E não é que parecia mesmo "A maior flor do mundo"? 
Fomos então ver essa animação de José Saramago:


Voltando ao início da manhã, logo que chegaram todos, os nossos três finalistas subiram as escadas e lá foram, passar este dia na sala do primeiro ciclo da prof. Helena, tal como estava combinado. Ou seja, foram fazer uma visita ao futuro...
À hora de almoço estavam animados... parece que tudo estava a correr bem!
Depois disso ainda não sabemos, pois eles saem mais tarde, mas amanhã vão contar tudo!

Esta é uma estratégia já habitual por aqui, para facilitar a transição das crianças que terminam a Educação Pré-escolar e iniciam a escolaridade obrigatória. 
Permitindo que conheçam a professora, os espaços e as novas rotinas e dinâmicas inerentes a esta nova etapa, estamos a transmitir às crianças segurança e tranquilidade, uma vez que, conhecendo a realidade em que se vão integrar, as iremos ajudar a viver com naturalidade e descontração este momento de transição.

Procuramos fazer o mesmo com a creche, permitindo aos mais pequenitos uma visita ao jardim, para passarem cá algum tempo e se familiarizarem com o espaço e brincarem com aqueles que serão os seus colegas em Setembro. Mas nem sempre é possível... veremos se este ano conseguimos!

Hoje também aproveitamos o recreio, porque o sol finalmente voltou!
E conhecemos uma história do livro do P. que se chamava "Perdidos na floresta"... estivemos muito atentos à leitura em voz alta e conseguimos recontar o sucedido.
Não se esqueçam que amanhã vem a Biblioteca Itinerante, quem ainda não levou terá de levar o seu livro para entregar antes das férias.
Até amanhã!

Comentários