Nestes primeiros dias no jardim de infância, tudo corre ao ritmo da malta fixe, vamo-nos conhecendo uns aos outros e criando laços, ambientando-nos uma nova rotina, que começa a tornar-se familiar. Há que dar tempo a quem se adapta... e são cinco os novos fixes, de 2 e 3 anos.
As conversas, as primeiras histórias, canções, jogos e muitas atividades livres mediadas por propostas da educadora que, aos pouquinhos, cativam uns atrás dos outros...
Foi o caso dos Polvitos Multicores que começamos a criar a partir da história de segunda-feira:
Carimbamos os nossos dedos e as palmas das mãos com tintas coloridas, deixamos secar e depois pusemos 2 olhinhos e uma boca!
Já hoje, recortamos e pusemos cada polvito no seu mar, cheio de ondas grandes e pequenas, azuis ou de todas as cores ;-)
Alguns já ficaram prontos e bem alegres eles estão, tão coloridos!
Entretanto, num livro sobre animais marinhos da nossa biblioteca descobrimos mais algumas curiosidades sobre polvos...
- Os seus braços chamam-se tentáculos e aí têm umas coisas que parecem olhinhos, que servem para prender os alimentos e para se segurarem às rochas;
- São moluscos, como as lulas e também têm uma tinta que lançam para se defenderem dos outros animais marinhos.
E por falar em cores, ontem realizamos a nossa primeira atividade prática experimental, realizando o protocolo "Explosão de cores"...
Deitamos leite num prato até tapar o fundo e colocamos gotinhas de corantes alimentares. Depois molhamos um cotonete em detergente da louça e metemos mesmo no meio das cores. Logo elas se afastaram, como se fosse uma explosão!
Replicamos esta experiência um de cada vez, para apreciarmos melhor o seu efeito visual:
As cores fogem do detergente e isso tem uma explicação científica:
O leite é essencialmente constituído por água, mas também por proteína e gordura. A gordura parece que forma uma "pele" acima do leite. Assim, quando colocamos os corantes na superfície do leite, eles não se misturam - cada corante forma uma mancha separada da outra. O detergente consegue romper essa "pele" e as cores explodem! Depois misturam-se formando padrões de cores quando se movimenta o palito. O detergente afasta a gordura, tal como acontece quando se lava um prato engordurado.
Os mais crescidos registaram aquilo que fizeram e observaram:
Fizemos as nossas escolhas e brincamos nas áreas conforme decidimos...
As áreas de expressão também fizeram parte dos nossos planos...
Aconteceu uma troca entre fixes e amigos, de forma a que se juntassem os primos: duas primas deste lado, e dois primos do outro!
E quando a vontade de brincar é muita mas o espaço disponível não chega... usa-se a criatividade!
Assim foram estes dois dias por aqui... e amanhã já termina a primeira semana!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.