A terminar a semana iniciamos o uso do Quadro de Atividades, que foi reclamado porque houve quem notasse alguma confusão em algumas das áreas da sala:
- Olha, Juca, temos que por outra vez os cartões!
- Achas? Então porquê?
- Porque assim vão muitos meninos para as áreas e não cabemos todos!
- Pode ser uma ideia, para resolver esse problema...
Devolvida a questão ao grupo e prontos os cartões individuais com as nossas fotos, estivemos a (re)ver imagens das áreas da sala e associamos a cada uma delas e ao que aí se faz... depois fizemos-de-conta, simulando as escolhas de cada um e colocando o respetivo cartão, para os mais pequenitos perceberem melhor o que vamos começar a fazer...
Este Quadro de Atividades é o nosso instrumento de planeamento das atividades livres nos espaços da sala...
"As crianças, em pequenos grupos, a pares ou sozinhas, distribuem-se pelas áreas da sala de acordo com o seu plano de trabalho, anteriormente registado no mapa de atividades." (Peres et al.)
Depois de cada um colocar o seu cartão na área que escolheu, houve muitas brincadeiras colaborativas e outras individuais, o que é normal, dadas as diferentes idades em presença... todos brincam e aprendem com todos!
E surgiram as primeiras iniciativas para fazer projetos, para já apenas individuais... mas estamos ainda a começar!
Mas agora vamos de fim de semana, por isso bom descanso a todos!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.