O tempo por aqui passa sempre a voar... já lá vão quatro semanas que voltamos à escola, mas só agora o outono chegou mesmo. Observamos logo pela manhã como o tempo mudou, chove, está mais frio e todos vestimos roupa mais quente, já não se vêm calções, nem sandálias e as mangas das camisolas já são quase todas compridas! (Que bom que fomos antes à caça do urso!)
Na reunião do grupo conversamos sobre os ursos que conhecemos, são de 3 tipos diferentes:
- O urso pardo, que é castanho e vive na caverna
- O urso panda, que é preto e branco, muito fofinho e vive na floresta
- O urso polar, que é todo branco e vive nos sítios gelados
Falamos ainda sobre a sua alimentação e descobrimos nos livros que comem coisas diferentes; fomos para o computador e pedimos imagens ao sr. Google, que imprimimos para podermos mais facilmente registar estas informações.
Claro que tivemos que escrever todas as palavras necessárias... mas não houve problema, porque já conseguimos copiar muito bem qualquer palavra escrita!
No final, três fixes que estiveram envolvidos nesta atividade apresentaram ao grande grupo o resultado do seu trabalho:
Ainda a propósito da passagem do tempo, introduzimos hoje mais um instrumento de gestão partilhada do grupo, os quais servem para nos dar voz e poder de decisão, quanto a tudo o que se passa na sala.
É o Quadro Semanal, onde registamos o ano, a estação do ano, o mês e o dia da semana em que estamos. É onde se coloca também o tempo que faz, a atividade da rotina diária e também a ementa de cada dia, que nos ajuda a desdramatizar a hora de almoço, pois já sabemos o que vamos comer ;-)
"O tempo pedagógico organiza o dia e a semana com uma rotina diária respeitadora dos ritmos das crianças, tendo em conta o bem-estar e as aprendizagens. Ao tempo pedagógico pede-se que inclua uma polifonia de ritmos: o da criança individual, o dos pequenos grupos, o do grupo todo. Ao tempo pedagógico pede-se ainda que inclua os diferentes propósitos, as múltiplas experiências,. a cognição e a emoção, as linguagens plurais e as diferentes culturas e diversidades. O espaço e o tempo vividos são relacionais, isto é, a organização, a diversidade, a beleza e riqueza do espaço, dos materiais e do tempo ganham significado através das relações e interações que humanizam o espaço de vida e aprendizagem" (Oliveira-Formosinho, 2011, "O espaço e o Tempo na Pedagogia-em-Participação", p. 113)
Veio juntar-se ao Quadro das Tarefas, que entretanto cresceu com a introdução de mais algumas que foram sendo necessárias... ainda sobrou espaço para mais, se entretanto surgirem.
É um quadro de entrada simples horizontal, onde a cada tarefa (escolhida por nós, de acordo com as necessidades do dia-a-dia) corresponde(m) a(s) foto(s) de quem a(s) vai desempenhar, o que se decide no final da reunião da manhã.
Já temos também em pleno funcionamento, desde o início do mês, o Mapa Mensal de Presenças, onde registamos diariamente a nossa marca...
Aqui os mais pequenos contam com ajuda dos mais crescidos, para se situarem, pois trata-se de um quadro de dupla entrada com muitas linhas e colunas.
Como parte importante da dinâmica da sala, temos também o Diário de Grupo, onde registamos diariamente "O que fizemos", "O que gostamos", "O que não gostamos" e "O que queremos fazer".
Inspirado no Diário de Turma do MEM, trata-se de um instrumento mediador para o desenvolvimento
sócio-moral, que regista enunciados de crianças e de adultos organizados
em colunas: as três primeiras recolhem avaliações qualitativas sobre o que foi realizado e os
comportamentos sociais (Fizemos, Gostámos, Não Gostámos) e a
última regista as propostas para o que vem a seguir (Queremos).
O Quadro dos Pares e Padrinhos já tínhamos mostrado assim como o Quadro Diário de Atividades. O primeiro é onde estão registadas as nossas parcerias: quem ajuda quem e o segundo é onde registamos as nossas escolhas no tempo de atividades livres.
São estes, para já, os nossos instrumentos de gestão partilhada, também chamados de instrumentos de pilotagem ou quadros de responsabilidade, que foram construídos conjuntamente e têm significado para todos aqueles que passam o seu dia na sala fixe.
Voltando ao nosso dia...
Nas áreas da sala demos cumprimento aos planos que fizemos no Quadro de Atividades.
Os mais pequenitos vão-se apropriando deste processo de planeamento, com a ajuda dos mais crescidos, já mais competentes neste âmbito.
Brincamos e "trabalhamos"...
Orgulhosos das nossas conquistas, gostamos de as partilhar e pedimos para as registar em fotografias... hoje a I. também ficou orgulhosa mas não do seu trabalho, do da prima!
- Olha, Juca, anda cá, anda ver o que fez a minha prima! Vês este boneco? É a primeira vez que ela desenha um boneco! Nunca tinha conseguido!
Esta foto (tirada em auto-gestão pelo R.) mostra o trabalho colaborativo de três fixes, que cooperaram para uma finalidade comum: construir uma quinta.
E continuamos a pintar as capas com as vassourinhas de Natureza...
E ainda assistimos a um momento de magia:
Como é que uma maçã cortada a meio e depois partida essa metade com as mãos, se segura outra vez unida? Foi o que o R. nos mostrou!
Assim concluímos a quarta semana deste ano... a bom ritmo!
Bom fim de semana, bom descanso, vai estar bom para isso ;-)
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.