Musicar, brincar, desenhar, escrever, arriscar, inventar...

Musicando começamos este dia, como acontece de quinze em quinze dias logo ao chegar...
E que bem que começamos, com uma música linda que nos permitiu cantar, tocar, dançar e ginasticar... foi bem divertido! E a prof. Marisa foi-se embora, mais uma vez... feliz!

Felizes continuamos também, distribuídos pelas diversas áreas de atividade, dando cumprimento àquilo que cada um se propôs fazer: ora inventar com cartão...
Ora escrever o nome pela primeira vez ;-)
No caso dos 4 fixes mais crescidos, a sua missão desta manhã foi pensarem e ilustrarem as coisas que acham que fazem a nossa luzinha do coração ficar bem acesa e brilhante! 
Os outros 3 optaram por representar aquelas que fazem essa luzinha apagar-se e nos deixam tristes... e todos estão de parabéns, pois fizeram um ótimo trabalho, desenhando e colocando por escrito as suas ideias:
Com elas vamos construir um cartaz, para afixar na parede e não esquecer...

Lá fora no espaço exterior, que aproveitamos bem enquanto o tempo o permite, as brincadeiras na Natureza proporcionam-nos outras experiências:
Saltamos sobre pedras, conseguimos até passar de um lado para o outro...
Sentamos no chão e brincamos (às vezes, até comemos) com terra e areia, mexemos nos paus e nas pedras, inventamos, construímos...
À sombra da árvore, sentados nas suas raízes, fizemos um bolo para festejar e depois inventamos uma colher (de pau!) para o partilhar...
- Anda, come! Não está uma delícia?
- Se está! É bom este chocolate, aos pedacinhos...
- É o chocolate granulado, parece feito de formiguinhas...

"O espaço exterior é um local privilegiado para atividades de iniciativa das crianças que, ao brincar, têm a possibilidade de desenvolver diversas formas de interação social e de contacto e exploração de materiais naturais." (OCEPE, 2016)

Entre os imensos pauzinhos que havia no chão do recreio, descobrimos um que parece uma árvore, porque tem ramos e levamos para a sala. Serviu mesmo bem para terminarmos a garrafa do Outono, uma garrafa sensorial que a I. tinha começado a fazer, selecionando folhinhas brilhantes de várias cores, que colocou numa garrafa, a que depois se adicionou água...
Ficou linda :-) 
- Até parece uma árvore da calma!
Até amanhã... mas atenção que está marcada uma greve!

Comentários

  1. Ola boa tarde gostaria de entrar em contacto com a educadora, Sou uma aluna da Escola Segundaria Alfredo dos Reis Silveira e utilizei uma das suas historias para realizar o meu projeto final.
    Peço-lhe que entre em conato comigo atravez do seguinte email: iara_nunes_martins@hotmail.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.