Vamos à caça do urso!

O dia começou com as novidades do fim de semana... e muitos foram os fixes que visitaram a exposição BRInCKa, da Lego, em Viana do Castelo, onde puderam apreciar tudo o que foi feito com 5 milhões de peças! 
Também chegou à sala mais um Polvito Multicor... e lá foi mais um abraço!
Partimos então para a sala 2 do Prolongamento, onde conhecemos um novo livro:
Entramos com sapatinhos de veludo, ou seja, com calma e em silêncio, sentamo-nos nos colchões para ver e ouvir esta história, que foi contada assim (com ajuda das imagens do livro):


Estivemos atentos, de tal forma que, a certo ponto, começamos a ser capazes de repetir algumas partes. É que esta é uma história de repetição, cheia de sons e tão engraçada que a I. ficou com pena...
- Eu nunca fui à caça do urso...
- Gostavas de ir?
- Sim! (e logo um coro de vozes se lhe juntou dizendo o mesmo)
- Querem ir à caça do urso?
- Sim!
- Então e o que é que precisamos?
(Cabecinhas a pensar, até que o G. respondeu) 
- Precisamos de um mapa!
- Boa, vamos para a sala preparar um mapa...
E foi o que fizemos, logo depois do lanche e sabem uma coisa? 
A I. até encontrou uma pegada de urso numa das suas bolachas :-)
Começamos pelos mais crescidos, mas os mais pequenitos também quiseram participar...
Este foi o mapa que fizemos para cada um, com desenho, ou com colagem das figuras necessárias... tivemos a ajuda das estagiárias, para não nos enganarmos no caminho ;-)
Mas depois houve quem quisesse fazer outro:
- Querem fazer outro mapa? 
- Um grande, assim com uma cartolina e depois colamos lá as coisas!
- Que coisas podemos usar para fazer esse mapa?
- Assim paus e folhas e papel...
E deitamos mãos à obra! Da cama, à casa, passando pela erva, pelo rio, pela lama, pela floresta, pelo nevão até chegar à caverna e encontrar... o urso!
Usamos pauzinhos de madeira coloridos, barrinhas de eva coloridas, cola branca, cartolina, plasticina e outros materiais da Natureza, que fomos buscar à nossa floresta da escola: paus e folhas!
Aproveitamos para ver o Outono que já se faz notar...
Ficou quase pronto o nosso mapa grande!
Entretanto, nas outras áreas da sala faziam-se outras coisas!
3 cãezinhos invadiram a casinha das bonecas, brincando ao faz-de-conta...
Os jogos de chão e a mesa dos Legos estiveram animados...
A modelagem com plasticinas coloridas é ainda um desafio... precisamos de aprender a não misturar todas as cores porque, segundo a M., depois fica tudo cinzento!

O nosso dia terminou com uma visita à sala do 1º ano, a convite da prof. Ana.
Hoje estiveram lá a trabalhar o U... de urso e quando soube que conhecemos uma história muito gira, pediu para irmos lá contar. Claro que não nos fizemos rogados!
Vimos muitos U's  escritos no quadro e conversamos sobre como é estar no primeiro ano... os nossos amigos do ano passado disseram que é importante aprender a estar um bocadinho sentado e a falar na sua vez!
Da conversa que se seguiu à história ficamos com uma dúvida que vamos ter que esclarecer:
- O que comem os ursos?
As respostas foram diversas: carne, ervas, peixe, mel...
Alguns acharam que depende do urso... se é um panda, ou um urso polar...
Vamos ter que pesquisar isto!
Até amanhã!

Comentários