12 dias do Natal... na hora do conto

A começar a semana, de casa chegaram novidades e contributos para a nossa árvore de Natal comum, conforme foi pedido a todas as famílias... antes da hora do conto, fomos colocar os nossos CD decorados ao gosto de cada um.
Seguiu-.se a hora do conto, na sala 2 do Prolongamento, onde nos reunimos para conhecer a história "Os 12 dias do Natal", contada pela Daniela de uma maneira diferente...
A assistir esteve o nosso novo amigo, o Fofinho (aqui em cima na foto do lado direito) assim lhe chamamos por causa do seu aspeto...
É um animal esquisito, porque não tem nariz, nem boca, mas tem duas grandes orelhas...
- E como é que ele come?
- O Fofinho alimenta-se sempre que os meninos param de falar...
- Então alimenta-se de silêncio! - concluiu o E.
E quando há um pouco mais de barulho na sala, ele refugia-se na sua casinha de vidro, de onde só sai para se alimentar, nos momentos de silêncio que já conseguirmos fazer ;-)


A história falava de 12 dias e de uma prenda diferente em cada um deles... logo, eram 12 prendas. Também descobrimos que, de prenda para prenda, aumentava um número e que em cada caixa tinha a quantidade correspondente a esse número. 
Matematicamos com a contagem crescente e decrescente, com o sentido ordinal e no final até contamos todas as prendas por sugestão do R, que se deu a esse trabalho: eram 78!
No regresso à sala, fomos capazes de formar uma fila por ordem crescente... do 1 ao 12 :-)
Esta era a história:
A proposta de registo, apenas para os mais crescidos, passou por descobrir um final para a história: o que é que a menina iria fazer com todas aquelas prendas? 
Desenhamos e depois descrevemos as nossas ideias, para a Daniela escrever...







- Levar os presentes todos no carro para a escola... e brincar com eles!
- Fazer uma festa com todos e as bailarinas dançarem.
- Os tamborileiros tocarem...
- O cavalheiro e a leiteira irem juntos à discoteca!
Ou então, tal como nós queremos fazer:
- Irem todos juntos à piscina... os melros e os pombos iam à piscina dos pássaros!
As imagens no flanlógrafo ajudaram-nos a memorizar tudo melhor:
E esta canção vai decerto ajudar também...
Ainda brincamos nas áreas... e hoje a modelagem esteve animada, com a introdução da plasticina branca:
- Eu fiz o menino Jesus e uma mantinha para o tapar!
E outras formas com cheirinho de Natal surgiram também...
Mas também houve que fazer a contagem dos votos do ato eleitoral de sexta; primeiro um, depois dois e por fim três de nós dedicaram-se a essa tarefa, separando os votos e contando os diferentes montes...
O escrutínio e as (diversas) contagens apuraram os resultados... mas só quarta-feira serão revelados, na primeira Assembleia de Escola deste ano letivo.
Até amanhã! 
Ou melhor, até quarta, porque sendo dia de Conselho Pedagógico, o mais certo será amanhã não sobrar tempo à professora para passar por aqui ;-)

Comentários