E hoje foi assim: #aterratreme(u) aqui e em muitas escolas!

Entramos numa nova semana mas também num novo mês... novembro chegou com chuva e frio, mas também trouxe um novo mapa de presenças, que tivemos de preparar (escrever os nomes e colorir os dias) antes de preencher...
Depois fizemos o tratamento de dados  (contagens de Presenças, Faltas e Luzinhas e organização dos nossos gráficos de barras), desta vez com impressões digitais... não estranhem, papás fixes, se os nossos dedos ainda estiverem um bocadinho azulados ;-)

Ainda de manhã, juntou-se toda a comunidade escolar para a preparação de um exercício nacional de cidadania intitulado "A Terra treme", que procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, os quais podem salvar vidas. 
Assistimos a uma história contada pela prof. Helena, intitulada "O que fazer em caso de sismo" (Cap. 3 do livro digital "O teu primeiro livro de proteção civil")

Assim aprendemos o que devemos fazer antes, durante e depois de um sismo, incluindo os 3 gestos que salvam (durante):

E às 11h05m tocou a campainha... era o sinal!
Lá fomos todos para debaixo da mesa grande, onde nos agachamos, seguramos uma perna (da mesa) e tapamos a cabeça (as fotos são as possíveis, porque os adultos também estavam debaixo das mesas). Cumprimos um minuto inteirinho nessa posição!

Depois da experiência ficamos aptos a representar este procedimento de segurança, o que fizemos de forma criativa, com recurso a uma maqueta da sala, onde estão assinalados os seus locais mais seguros: as mesas e a porta. Só faltavam mesmo as pessoas...
Mas logo tratamos de as modelar, de formas diversas, com massa que seca ao ar...
Desenvolvemos a noção de esquema corporal, construindo o nosso corpo em massa... e a motricidade fina, usando os mãozinhas com habilidade, para modelar pormenores.
 Fomos criativos, cada um ao seu jeito, nas formas que quisemos dar-nos...
Com os dedinhos a trabalhar a massa e com a água a ajudar, moldamos figuras humanas que nos representam, em várias posições... a pé, sentadas, de joelhos ou deitadas.
Ficaram todas a secar porque amanhã iremos pintá-las e depois integrá-las na maquete... 
- Vão ter que ir todos para debaixo das mesas!

Ao arrumar os últimos chapéus decorados que ficaram na escola após o Halloween, o M. quis partilhar com todos as gomas que o seu tinha escondidas nas abóboras :-) 
Mas não sabia se chegavam e então esteve a contá-las. 
Viu que não chegavam mesmo, pois só havia 18 e nós somos 23.
- E agora? Como queres fazer?
- Já sei! Cortamos...
- Boa ideia, assim já chegam para todos!
- Pois chegam, eu sei... que eu sou "fino"!
Estamos a ficar crescidos e a aprender a resolver problemas, umas vezes com ajuda e outras sozinhos... a I.V., por exemplo, inventou um tratamento anti-birra ;-)
Com miminhos e carinhos se calam os pequeninos :-) 
Ela tentou, e conseguiu!
Até amanhã...

Comentários