Texturas sonoras, histórias, magia, espanto e criatividade... coube tudo neste dia!

Logo pela manhã, o R. partilhou com os amigos um saquinho com pedras de sal, que trouxe da Ilha do Sal, em Cabo Verde (ele gosta mais de dizer Caldo Verde ;-) mas nós já sabemos que é o nome de uma ilha em África, onde passou férias!)
Ao redor da mesa grande tocamos, cheiramos e o L. até provou... para ver se era salgada, pois claro!
Mas reparamos que não falavam, ao contrário das pedras da história do Dia do Pijama.
Sendo quinta-feira, na aula de música a prof. Marisa trabalhou connosco texturas sonoras, com sons que fizemos com o nosso corpo... usamos a língua, as mãos, as pernas e até a nossa roupa! Criamos os efeitos sonoros de um mar com gaivotas, um navio e muitas gotinhas de chuva a cair....
E ainda fomos à caça do urso, embora de uma maneira diferente... explorando precisamente as texturas sonoras presentes na história. Foi giro!

Na sala, a mala da professora fez magia: tinha lá entrado este mini-livro, que o G. trouxe para conhecermos...
E quando o foi lá buscar... saiu um livro de tamanho normal!
Estivemos a conhecê-lo com muita atenção e descobrimos o que de mais importante ensinava:
- Aquela árvore, além de terra, água e sol precisava de mais alguma coisa...
- Precisava de miminhos! - disse a I.
- Sim, e de abraços! - acrescentou a L.
Era, na verdade, uma árvore que precisava de muito carinho e só assim crescia!
- E cresceu tanto! Tão depressa!
- Até fizeram uma casa na árvore como a nossa...
- E depois deu uma semente que foi para a outra escola que não tinha árvores...
- E a menina deu-lhe carinho, por isso eu acho que vai acontecer tudo outra vez!
- Pois, ela vai crescer e vão por um baloiço e uma casa na árvore para ser a biblioteca e depois vai dar outra semente...
- É uma história que nunca mais acaba!
Muito obrigada pela sugestão à mamã fixe do G. 
Gostamos muito deste livro que veio enriquecer a nossa biblioteca, onde por vezes gostamos de contar histórias uns aos outros...
Entretanto, nas outras áreas da sala, muitas coisas aconteciam: meninos que começam a descobrir as letras, entre elas as mais importantes: as que juntas formam o seu nome! 
Na área da Paz, as mandalas têm feito sucesso e tem sido espantosa a forma como as colorimos...
- Porque lá estamos sossegados, não há barulho e trabalhamos melhor!
Já na área das ciências, a lupa ajudou-nos a descobrir um intruso dentro da garrafa sensorial do outono:
- Tão perto não... assim não consegues ver nada! - aconselhou o R.
E, afastando um pouco a lupa...
- É um bichinho, é pequeno e tem asas! - confirmou a L.
De tarde, foi o momento de leitura em voz alta do segundo capítulo de "A pedra falante"; como alguns meninos ainda estavam a descansar, decidimos ir para a biblioteca ouvir essa parte da história, tal como aconteceu ontem, quando dividimos o grupo para a Educação Física. 
A parte de hoje falava-nos do Menino das Pedras e dos seus sonhos e pesadelos e do apanhador de sonhos que a avó da Maria encontrou no sótão. Gostávamos de fazer um, mas primeiro decidimos fazer pedrinhas de sonhos (brancas) e pedrinhas de pesadelos (negras), tal e qual como as do menino do livro. Amanhã vamos colorir as negras...
- Pintamos de preto porque é a mesma cor!
Na mesma área, usamos plasticinas coloridas para modelagens diversas, que orgulhosamente vimos mostrar, pedindo para tirar uma fotografia:
Hoje os monstros estiveram em alta, mas a L. fez um bolo para a professora comer.
Também houve pizza, mas não ficou registado (a professora estava a comê-la!).

Na área dos projetos demos continuidade ao trabalho em curso: fazer um cestinho para as castanhas, com apanhador de cascas (não de sonhos!) incorporado, para não sujarmos tudo! Cada um de nós está a fazer o seu a partir de uma garrafa de água, decorando à sua maneira e com os materiais que escolher...
Tecidos, cartolinas, lãs, papéis diversos, fitas adesivas, tudo serve para pôr a criatividade em ação. Aqui o resultado não é o mais importante, mas sim o processo criativo!
Desenhar, recortar cartolina, tecido ou papel, colar olhinhos, medir e cortar a lá para fazer a alça, dar os nós para segurar as pontas... são tarefas-desafios a cumprir por cada um!
Foi um dia atarefado, mas a semana está a terminar e amanhã já é dia de tudo organizar. vamos arrumar as produções de 3 semanas!

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