À roleta: da teia, ao protótipo, passando pelo problema dos piratas!

A nossa semana começou com a roleta mágica, um jogo divertido, em que tínhamos que rodar para ir experimentando as 3 opções: 
A primeira que saiu foi história e a Daniela contou-nos o que aconteceu a um menino que, por gostar muito de brincar às lutas, magoou o seu amigo... ele continuou a gostar de brincar às lutas, mas tinha mais cuidado, para que essa brincadeira não magoasse ninguém!

A segunda foi imagem e no quadro interativo observamos algumas (a propósito de algumas conversas que a professora e as estagiárias foram escutando...) 
Vimos equipamento de futebol cor de rosa e também o Cristiano Ronaldo vestido com uma camisola assim e com chuteiras cor de rosa. Até tinha uns calções de banho dessa cor!
Mas houve quem não achasse piada nenhuma...
- O cor de rosa é das meninas - diziam uns.
- E é mau! - dizia outro.
Lá conversamos mais uma vez sobre o assunto, pois lá no fundo, no fundo, todos sabemos que as cores são de todos e não há cores de meninos, nem cores de meninas
Mas não é fácil mudar este estereótipo, pois está de tal forma inculcado em alguns adultos, que nem dão por ele quando transmite essas ideias... e quem diz cores, diz brinquedos, brincadeiras, objetos, e até mesmo os papeis sociais do homem e da mulher!

Mas não vamos desistir! Afinal, estamos a educar os cidadãos do séc. XXI.

A terceira foi amizade/partilha e levou-nos ao jogo da teia: cada um recebia o novelo, segurava numa pontinha e lançava a outra para quem escolhesse, explicando porque o fazia. 
No final, a nossa teia estava bem grande e nós um pouco mais amigos!
Depois  construímos as nossas, exercitando bem os dedinhos com enfiamentos...
Depois de fazermos pontes entre nós, fizemos a reprodução da Ponte Eiffel, a ponte velha de Viana, para integrar o nosso protótipo...
Também colocamos mais alguns elementos na ferramenta de planeamento...
Paralelamente, nas áreas de atividade, havia a animação do costume...
Os jogos de chão e as construções, sempre muito concorridos...
A caixa de areia, também muito procurada...
E os jogos de mesa, onde o Rd. representou a caça ao tesouro dos piratas, uma das ideias que surgiu quando definimos o nosso projeto de empreendedorismo. 
Então ele reparou que a menina pirata estava numa ilha e o menino pirata ficou noutra. 
- E agora?
- Precisa de um barco! Podemos fazer com origami...
O Ed. achava que já era capaz de o fazer sem ajuda e, num instante, juntou-se uma equipa de três a construir um barco pequenino onde coubesse o menino pirata...
Assim resolveram o problema de juntar os dois piratinhas na mesma ilha!

Entretanto, ao final da manhã recebemos visitas na sala... os amigos da porta do lado vieram trazer-nos um convite e explicaram muito bem para o que era!
Fomos convidados a visitar a sua exposição de bonecos de neve, no alpendre na escola.
- Mas... e não vão derreter?
- Não! Porque são feitos de neve artificial, que fizemos com sal e água!
E estão muito bonitos! Parabéns aos Amigos!

Assim foi o nosso dia. 
Atenção aos recados que seguiram no vai-vem e até amanhã!

Comentários