Crianças criativas? É só "mandalas" criar! ;-)

Foi um dia tranquilo e feliz... depois de organizadas as produções da semana, ficamos felizes por ter cumprido as nossas responsabilidades, isto é, ter passado pelo menos uma vez nas áreas de expressão, para criarmos livremente com desenho, recorte, colagem e pintura. 
Houve mesmo quem não coubesse em si de contente pelos seus progressos!
- É a minha mãe! E tem cabelo! (B, 3 anos)
- A minha mãe está gira, não está? E aqui sou eu na barriga dela! (I.B., 4 anos)

Ainda a propósito das mandalas - e eram muitas as que hoje guardamos! - a professora lembrou-se de ter visto na internet uma muito especial, criada pela tia para o G.
Era uma mandala personalizada onde surgiam, à volta do seu nome, as coisas que ele mais gosta...
- Que sorte tem o G! Tem uma mandala só dele!
Achamos que era o máximo e também quisemos experimentar... quem fez esse plano para o tempo de atividades e projetos encaminhou-se para a respetiva área e escolheu uma mandala para preencher...
- Primeiro tenho que pensar as coisas que eu gosto... - disse a I.
- Pois temos, senão como vamos desenhar?  - respondeu a M.
- Mas eu quero uma mandala diferente, parecida com a do G. - disse o Rd.
- Então vais ter de a criar tu... o que precisas?
- Coisas redondas, para contornar... assim os círculos ficam direitinhos!
E, pouco a pouco, as ideias foram aparecendo. 
Mas novos desafios surgiam:
- Eu gosto de dinossauros, mas não sei desenhar um dinossauro. Este (o do G.) é difícil!
- Porque não vais ver à biblioteca, ver no livro dos dinossauros se tem algum mais fácil?
E atrás do Rd, à procura do dinossauro, foi a I., à procura da borboleta e a M., à procura do golfinho... num instante em cima da mesa havia vários livros, materiais de desenho escolhidos para o efeito e tentativas de desenhar à vista:
Pensamos sobre nós, vimos a nossa individualidade refletida nos gostos e preferências de cada um, confrontamos a nossa com as opiniões dos outros, reafirmamos o eu perante os pares e vimos como somos todos diferentes e isso é bom!

E as conversas? Essas então, como a professora gosta de nos ouvir e registar o que dizemos!
O que eu gosto, o que eu prefiro... decidir se ocupa um lugar especial na mandala, ou se fica num mais pequenino... se achamos necessário escrever o que é ou é fácil de descobrir...
Pensar, escolher o local, desenhar, colorir... comparar, completar e no final:
- Eu acho que vou recortar a minha mandala e colar numa folha colorida!  - disse a L. - eu quero uma folha azul clarinho...
- Eu também quero! - respondeu o Rd. - mas a minha vai ser cor de rosa!
- A sério Rd.? - perguntou a L.
- Porquê L? 
- Não te lembras quando ele não gostava de cor de rosa??? ;-)
Este é um trabalho em progresso, que não conseguimos finalizar hoje. 
Mas já conseguimos ver-nos nestas mandalas!
Depois do almoço aproveitamos o bom tempo e passamos a tarde em brincadeiras no exterior.
Amanhã iremos cantar as janeiras à comunidade de Vila Franca no adro da igreja, pelas 16h30m. Não faltem!

Comentários