Na onda dos barcos... e da escrita espontânea!

Lá começamos o dia com a rotina de sexta, organizando a vida na sala fixe... identificamos, distribuímos e tomamos decisões quanto às produções da semana. 
Achamos que alguns foram muito "trabalhadores" e outros um bocadinho "preguiçosos" e reparamos que há meninos que estão a crescer e a fazer cada vez melhor ;-) 
E depois do lanche, voltamos espontâneamente ao interesse que tem estado em alta...
- Eu ainda não fiz o meu barco!
A ajuda só é necessária para completar o origami, já que o resto fazemos sozinhos: com lápis, marcadores, ceras, tintas, cartolinas e outros adereços, decoramos os nossos barcos ao gosto de cada um...
Temos que os identificar com o nosso nome, que conseguimos, cada vez mais, escrever sozinhos... na mesa ou onde der mais jeito!
A escrita espontânea tem vindo a aumentar nestes últimos tempos: estamos atentos ao código escrito que vemos ao nosso redor, temos curiosidade sobre as letras, já nomeamos algumas e conseguimos associar muitas!
- Esta é do meu nome... 
- E do meu também, olha!
- Este nome é parecido com o meu...  o meu tem esta letra e esta... este nome é igual ao meu!
- Eu já consigo escrever muitos nomes!
 - A copiar consegues e sem copiar, queres experimentar? Diz lá uma palavra...
- Pizza!
- Vá lá, um P de Presença (como marcamos no quadro de presenças todos os dias), de pois um i...
- É aquela letra que tem uma pintinha?
- Sim, essa... a seguir são duas letras de Zorro, sabes como se fazem?
- Sei!
- E para terminar um A. Já conseguiste!
- Olha, escrevi PIZZA sozinho! - disse o Rf. no final, com um sorriso de orelha a orelha :-)

"Importa ainda facilitar, nesta etapa (da Educação Pré-escolar), a emergência da linguagem escrita, através do contacto e uso da leitura e da escrita em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança. (...) 
A aprendizagem da linguagem oral e escrita deve ser concebida como um processo de apropriação contínuo que se começa a desenvolver muito precocemente e não somente quando existe o ensino formal. (...)
Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que, por isso, ao
entrarem para a educação pré-escolar não tenham já algumas ideias sobre a escrita. Assim, há que tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar e utilizar a leitura e a escrita com diferentes finalidades. Não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança."
(OCEPE, 2016)

O nosso dinossauro já saiu da casca, quer dizer, do ovo!
E hoje o leite escolar distribuído pelos dois responsáveis já foi todo branco!
Nós já sabemos que é mais saudável, por isso é melhor para nós!
Papás fixes, também já sabem o que isso significa, não sabem? ;-)
Bom fim de semana!

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