Caracóis e corações "espiralados"

O futebol não podia faltar nas novidades deste fim de semana: tristes uns, contentes outros, como é natural... já sabemos que nestas coisas ninguém ganha sempre.
Quem faltou foram 8 fixes (coisa inédita por aqui) uns por doença e outros porque ficaram a descansar de um fim de semana cheio de emoções fortes ;-)
Éramos quinze e começamos por conhecer a história do dia, hoje contada no flanelógrafo:
Caracol e Caracola, numa versão adaptada da história de Armando Quintero e André Letria.
Reparamos que:
- As duas palavras são iguais, mas uma tem mais uma letra!
E também vimos que, nas imagens, as duas personagens apareciam feitas em plasticina e essa foi também a técnica escolhida para o registo:
As três fixes mais pequenitas ajudaram médios e grandes na construção da sua parte da história; eram doze partes e no final ficou assim a nossa história:
Todas juntas formaram um bonito painel...
Mas alguns de nós ainda quiseram experimentar outras coisas...
Modelar com plasticina é giro e ajuda a treinar os nossos dedinhos...

"A atividade proposta (manipulação de plasticina) encontra-se directamente ligada à motricidade fina, que é desenvolvida através da utilização das mãos na manipulação de diferentes objectos. A plasticina, geralmente de cores diferentes e cativantes, torna-se um material por excelência para a promoção dessa competência, sem que seja necessário ser-lhes imposto, pois, quando exposta, facilmente a criança manifesta desejo de a manipular. Além da motricidade fina, o leque de competências que se desenvolve através duma atividade como a moldagem pode englobar a aquisição de noções ligadas ao volume, à forma (diretamente ligadas à matemática), à coordenação visuomotora (fundamental para a aprendizagem da escrita), entre outras." (Fonte)

Porém reparamos que houve quem tivesse alguma dificuldade em modelar as espirais das conchas dos caracóis... por isso de tarde usamos outro material (massa DAS) que parece barro, mas é branca, para modelar espirais: primeiro esticar a massa e fazer cobrinhas e depois enrolar!
E tal como as espirais dos dois caracóis da história se transformaram em corações, também as nossas o fizeram :-)
São corações espiralados e ficaram a secar ao ar!
Mas as espirais, os corações e os caracóis inspiraram outras criações:
Espiralamos no quadro preto...
 E caracolamos na pintura!
A par disso vêem-se progressos todos os dias nos desenhos dos mais pequenitos :-)
Assim foi a nossa segunda-feira. Até amanhã!

Comentários