Começamos por receber o R. que hoje regressou de férias e logo deitou mãos à obra: esteve a tratar daquilo que nós sabemos, sem mãos a medir para conseguir terminar. E o que é certo é que deu conta do recado!
Organizamos as produções das últimas duas semanas e depois dedicamo-nos a terminar os postais e os embrulhos, que decoramos com carimbagem...
Ficou tudo pronto para levar para casa e entregar à mãe no seu dia... mas primeiro temos que dormir 2 noites, só depois será o Dia da Mãe!
Terminada essa tarefa iniciamos outra, já habitual no mês de Maio, mês das rosas... a festa está a chegar e a Associação de Pais pediu-nos, mais uma vez, colaboração, para decorar uma pequena peça para o feirão...
Nas áreas da sala houve, como sempre, diversas iniciativas..
Nas nossas brincadeiras e atividades a escrita surge muitas vezes de forma espontânea. Foi o caso do D., que hoje pediu para escrever BALIZA pois queria copiar essa palavra para legendar o seu desenho ;-)
Tal como referem as OCEPE (2016:66):
"Não há hoje em dia crianças que não contactem com o código escrito e que, por isso, ao
entrarem para a educação pré-escolar não tenham já algumas ideias sobre a escrita. Assim, há que tirar partido do que a criança já sabe, permitindo-lhe contactar e utilizar a leitura e a escrita com diferentes finalidades. Não se trata de uma introdução formal e “clássica”, mas de facilitar a emergência da linguagem escrita através do contacto e uso da leitura e da escrita, em situações reais e funcionais associadas ao quotidiano da criança. Esta abordagem situa-se numa perspetiva de literacia, enquanto competência global para o uso da linguagem escrita, que implica utilizar e saber para que serve a leitura e a escrita, mesmo sem saber ler e escrever formalmente.
O contacto com diferentes tipos de texto manuscrito e impresso (narrativas, listagens,
descrições, informações, etc.), o reconhecimento de diferentes formas que correspondem a
letras, a identificação de algumas palavras ou de pequenas frases permitem uma apropriação gradual da especificidade da escrita não só ao nível das suas convenções, como da sua utilidade.
Neste sentido, há que ter presente, no jardim de infância, que sendo uma das funções da
linguagem escrita dar prazer e desenvolver a sensibilidade estética, partilhar sentimentos
e emoções, sonhos e fantasias, este é também um meio de informação, de transmissão do
saber e da cultura, um instrumento para planificar e representar a realização de projetos e atividades."
Brincamos com a escrita e também com os sons, as rimas, as frases, as palavras, as sílabas e as letras e desenvolvemos assim a nossa consciência fonológica:
E o mais engraçado é que essa capacidade de identificar os sons e as suas combinações, que constituem a fala, é um marco importante na aprendizagem da leitura e escrita!
No exterior também houve brincadeiras divertidas... e muitos bolos fixes :-)
O dia terminou com a abertura de outra carta de um parceiro eTwinning, desta vez vinda de Espanha:
Assim terminamos outra semana mais curtinha, mas segunda-feira estaremos de regresso a todo o vapor para a reta final deste ano letivo...
Iremos tratar da Horta de Avós e Netos, por isso avisem os avós que queiram colaborar nas sementeiras/plantações de hortícolas como alface, tomate, pimento, couve, que se podem ir preparando... depois avisamos o dia!
Atenção que hoje ninguém levou os Fofinhos de fim de semana, pois já íamos carregados com a prenda da mãe e o kit de higiene oral... podem ficar descansados! ;-)
Bom fim de semana!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.