E, como nunca nos fartámos... brincamos!

Há já algum tempo que andávamos a pedir, mas ainda não tinha havido oportunidade... foi hoje, depois de concluídas as tarefas que nos foram solicitadas pela Associação de Pais a propósito da Festa das Rosas que amanhã se inicia. O que desejávamos era brincar com o robô DOC, "um robô humanóide, com olhos azuis luminosos, menos de meio metro, e uma voz de desenho animado" ;-)
A Comissão Europeia define a programação computacional como a “competência do século XXI”. Introduzi-la cedo tornou-se uma mais-valia e levar um robô para um jardim de infância é uma forma de o fazer; serve o propósito de ver como é que as crianças desenvolvem o seu raciocínio quando usam as tecnologias.

"Com o Doc transforma-se tudo num jogo. 
O robô (...) pede às crianças para o levar até pontos específicos num mapa colorido. Depois, para o fazer deslizar até ao sítio certo, é preciso programar instruções através de uma sequência específica de teclas na 'cabeça' do aparelho.(...) Aqui programação é a construção de uma sequência de ideias e a componente lúdica é essencial.” 
Maribel Miranda (artigo completo)
Foi o que fizemos...


Nesta semana em que brincamos com a geometria (e foram várias as formas geométricas que conseguimos descobrir, associar e nomear), continuamos a raciocinar visualmente através da disposição do robô DOC no espaço (mapa), desenvolvendo o que se chama de raciocínio ou pensamento espacial: dar um passo à frente, ou um passo atrás, virar à esquerda ou à direita, foram conceitos espaciais que abordamos na programação do DOC.

Alguns resolveram depois registar no quadro as movimentações do DOC sobre o mapa...
Mas não ficamos por aqui... as brincadeiras com plasticina incorporaram limpadores de cachimbo e, com eles, surgiram ainda mais formas...
E depois letras e números... e até uma cana de pesca!
Ficamos com vontade de continuar, amanhã...
Sendo quinta-feira também recebemos a prof. Marisa para mais uma aula de música. Desta vez começamos a rever o repertório, procurando inspiração para a apresentação aos pais no final do ano...
E, como nunca nos fartamos... brincamos!
Desta vez houve um parto na casinha das bonecas. A médica e a enfermeira estavam a postos e correu tudo bem. A mamã ficou muito feliz com o nascimento do seu quarto filho!
Agora tem um conjunto de filhos multiraciais!
E pronto, por hoje é tudo, até amanhã!

Comentários