Estilistas por um dia... só para a Maria Horta!

Segunda-feira é dia de Hora do Conto e hoje foi a vez da nossa estagiária Daniela nos contar uma história de sua autoria: esta aqui, que se intitula "Maria Horta".

A propósito decidimos fazer duas coisas...
- Criar roupa nova para a Maria Horta boneca-de-cartão! Coitadinha, só tinha umas jardineiras, umas galochas e um chapéu de palha! Achamos que ia gostar de ter vestidos bonitos... e deitamos mãos à obra, desenhando e/ou recortando/colando sobre um modelito que encaixa na perfeição sobre a boneca-de-cartão...
Fomos criativos, cada um à sua maneira, e no final uns recortaram, outros desenharam o corpo, para a Maria Horta ficar vestida com os vestidos criados. Seguiu-se o desfile, pela mão de cada estilista...
- A segunda, foi criar um espantalho para a nossa horta, que está a começar a ser preparada. Primeiro pensamos o que usar para o construir... e desenhamos alguns espantalhos:
Mas foi preciso espantalhar para conseguir fazer esse registo e assim não esquecer o que é preciso arranjar!
O registo foi feito à vista e a 4 mãos!


Entretanto, os nossos amigos do primeiro ciclo (1º e 4º ano) deram início à preparação da terra, começando por cavar a terra e retirar ervas!
A equipa das Corujas Negras deu um bom adianto, mas amanhã há mais o que fazer!
Na sala, observamos a processo de germinação que está a acontecer nas nossas casinhas de germinar: a terra mantém-se húmida, pois o ciclo da água acontece (como se pode ver pelas gotinhas de água) e os feijões estão a transformar-se em pequenas plantinhas!
Nas áreas, tal como no espaço exterior,  houve as brincadeiras, os problemas e as negociações do costume... sempre que possível sem a intervenção do adulto!
"Muitas vezes ao falar em autonomia focamo-nos em ajudar as crianças a ganhar competências ao nível dos cuidados pessoais (alimentação, higiene, etc), mas o conseguirem pensar, resolver problemas, pôr hipóteses, a capacidade de interagir com os outros, o lidar com a frustração, respeitar o espaço alheio, conviver com as diferenças e aceitar que os outros também têm vontades, sem a ajuda dos adultos, é que lhes vai permitir ao longo da vida fazer as suas próprias escolhas, tomar decisões e procurar os seus próprios sonhos e desejos. Esta capacidade de pensar e agir "por conta própria" é que é ser autónomo!" (O pinhão JI)

O cachecol do Benfica acima, trazido pelo D., resume parte das novidades do fim de semana...  ;-) desta vez os Benfiquistas festejaram e manifestaram a sua alegria por serem campeões, enquanto os Portistas e Sportinguistas, de orelha murcha, abanavam os ombros.
A professora rematou dizendo que o desporto é mesmo assim, umas vezes ganha-se, outras perde-se e não há nenhuma equipa no mundo que ganhe sempre!
Mas das novidades fez também parte a Festa das Rosas das crianças, na qual os mini-andores foram transportados por muitos de nós e este ano, pela primeira vez, por um grupo de (ex-)meninas(-fixes), que habitualmente transportam os mini-cestos...
É uma grande alegria manter viva esta tradição da nossa terra, mas em ponto pequenino.
Até amanhã!


Comentários