E assim terminou a primeira semana... ainda com terra à vista!

Hoje terminamos a primeira semana de navegação... seguimos a todo o vapor e, com os marinheiros quase todos habituados à ondulação, já (quase) ninguém enjoa depois do pequeno-almoço 😋
Durante este tempo os fixes mais crescidos já reclamaram algumas das dinâmicas a que estavam habituados e que interrompemos neste período de adaptação dos mais pequeninos... por isso já renasceram algumas rotinas diárias, mas também semanais, como a hora do conto ou o dia das surpresas. 

E hoje inauguramos o quadro das tarefas, que têm vindo a ser distribuídas com recurso a lengalengas como o Pim, Pam, Pum, o Aniki Bobó, ou 1, 2, 3, 4... começamos só com as essenciais à rotina diária e, lentamente e conforme for fazendo sentido, avançaremos para outras... 

Também a organização do espaço e dos materiais se vai fazendo, ao sabor da maré...
Já estão identificados os cabides e etiquetados alguns materiais para facilitar a arrumação (pois somos responsáveis por ela); também começamos a organizar o novo Quadro de Atividades, onde iremos planear, dia a dia, o que queremos fazer.

As brincadeiras continuaram, assim como as interações, as conversas, as disputas e os primeiros conflitos, pois assim é sempre que um grupo de crianças se reúne, tendo de partilhar tempo, espaço e materiais. 
Curiosamente, nestes últimos dois dias, as áreas de expressão (desenho, pintura, recorte, colagem e modelagem) estiveram mais movimentadas!
Assim foi também na área dos projetos, onde começaram a emergir iniciativas individuais, algumas resultantes do impulso de experimentar, ainda sem grande preocupação com o resultado e outras, já mais pensadas, tendo em vista a obtenção de um produto final... como foi o caso das câmaras fotográficas e dos binóculos que hoje proliferaram!
São os chamados

E, nesses projetos que decidem empreender, desenvolvemos capacidades de atenção, concentração, permanência na tarefa e envolvimento...
Bem como progredimos na autonomia, na independência pessoal e na habilidade de resolução de problemas e conflitos...

No jardim de infância as crianças "planificam o seu dia, circulam entre atividades, gerem projetos, experimentam, integram as suas vivências na aprendizagem, são chamadas a desenvolver competências de nível mais elevado, comunicando e criando. Vale a pena pensar como podemos deixar esta experiência enriquecedora contaminar outros níveis educativos"(In: Preâmbulo OCEPE, p. 4).

Voltaremos segunda-feira, bem dispostos e sem enjoos matinais...😊
Mas, para já, bom fim de semana!

Comentários