Dois em um, mais uma vez...
O dia de terça começou com as habituais surpresas. É sempre um momento de grande expectativa, quando escondemos e revelamos as coisas que trazemos de casa para partilhar (e depois brincar) com os nossos amigos: são jogos, brinquedos, livros... e outras coisas surpreendentes!
Como falamos de esqueletos, até veio um... mas de dinossauro! A caixa ficou cheia...
Os esqueletos que escolhemos para recortar e montar foram sendo concluídos...
Gostamos muito de colorir mandalas na área da Paz mas, como acabaram, a professora foi procurar mandalas de Halloween... encontrou outra coisa interessante: crânios coloridos decorados, naturais do México (Caveira Mexicana, cuja história se pode conhecer aqui.)
Segundo o Dicionário de símbolos, a Caveira Mexicana simboliza a Vida e é usada para lembrar e homenagear as pessoas que já morreram, o que em Portugal se faz no dia de Todos-os-santos, feriado do dia 1 de novembro. Em muitas culturas, a caveira está associada à morte, mas neste caso concreto é uma celebração da vida. A caveira mexicana é uma caveira estilizada, colorida e decorada, com desenhos de flores, muito utilizada no "Dia dos Mortos".
Nós gostamos da ideia e quisemos colorir algumas... outras decoramos em relevo, usando plasticinas coloridas!
Entre bruxas, abóboras, fantasmas, esqueletos e Caveiras Mexicanas, a sala fixe ficou muito bem decorada por nós para esta data especial...
O Dia das Bruxas e as figuras assustadoras têm inspirado alguns fixes a fazerem desenhos com histórias dentro! Foi o caso destes, cujos autores pediram para publicar aqui...
Um tem uma parte que abre e fecha e outro foi todo recortado para se usar a contar a história 😲 sem medo nenhum! Até o Frankenstein gostou 😆
A propósito dos medos, tiramos um bocadinho para observar os desenhos que fizemos e organizar os nossos medos agrupando-os em conjuntos... a cada medo (de lobos, de alturas, de afogar, de estar sozinho, do escuro...) foi atribuída uma cor e dessa cor recortado um círculo para formar os conjuntos. Para os círculos ficarem direitinhos usamos um compasso, que ficamos com vontade de explorar melhor... mas mais à frente (nem o tempo, nem as mãos, chegam para tudo!)
Já hoje, dedicamos algum tempo à culinária assustadora, confecionando uma receita de Dedos de Bruxa, em conjunto com os nossos vizinhos da porta do lado.
Alguns não tiveram a oportunidade de partir os ovos (eram só 8), por isso famílias fixes & amigas, deixem as crianças experimentar partir um ovo lá em casa, ok?
Depois foi só mergulhar as pontas dos dedos no sangue 😄 de faz-de-conta (geleia de morango) e ficou prontinho o lanche de amanhã 😋
Sendo quarta-feira, tivemos Educação Física, em dois grupos, por idades.
Está tudo por agora... amanhã contamos o resto e mostramos as produções criativas que têm chegado de casa 😍 feitas em família!
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.