Correr riscos... e retirar micróbios!

Termina hoje mais uma semana cheia de coisas boas... na verdade também houve uma ou outra menos boa, como é natural com tanta gente pequena junta, mas vamos aprendendo a gerir as situações, sempre com base no diálogo. 
Porque os problemas, por cá...
- Não se resolvem a bater, resolvem-se a conversar!
E quando se erra...
- Pede-se desculpa!
- Mas as desculpas não se pedem, evitam-se! (já sabemos a teoria todinha!)😖

Depois de organizarmos todas as produções da semana, definindo o seu destino (capa ou Portefólio), dedicamo-nos a brincar e a terminar o que temos em mãos...
Houve descobertas engraçadas, como os morcegos de Halloween na camisola do S. ou a estrela da maçã do M., que não se esqueceu de pedir à Patrícia para cortar a maçã deitada😁
Modelagem com massa biscuit e plasticina... e mais descobertas, desta vez das letras dos nomes e da forma correta de pegar na tesoura para que ela corte 💭

No espaço exterior temos andado muito entusiasmados com a areia e fazemos muitas construções com os amigos do primeiro ciclo...
Mas brincar não serve só para nos divertirmos e convivermos, serve também para nos desafiarmos, para aprendermos e para arriscarmos! 
Sim, precisamos de correr riscos para aprender sobre os nossos próprios limites e possibilidades... e ninguém pode fazer isso por nós 👂
Hoje permitiram-nos correr riscos, a atravessar a ponte de pernas para o ar ✌
Claro que quando dizemos que corremos riscos estamos a falar de riscos controlados, em contexto de brincadeira ao ar livre, na presença e sob a supervisão da nossa educadora.
Porque é importante que possamos superar receios, mas também desenvolver a noção de perigo, fundamental para aprendermos a não colocar a nossa vida ou a saúde em risco.
Quem quiser ler mais sobre este assunto, pode espreitar aqui.

De regresso à sala, a professora reparou que alguns de nós têm sido batoteiros a lavar as mãos... não colocam sabonete e assim não ficam bem limpas, nem a cheirarem bem!
Para percebermos como é importante usar o sabonete para que os micróbios saiam das nossas mãos, realizamos esta experiência:
Precisamos de água numa taça, pimenta espalhada por cima e sabonete líquido (a pimenta representa os micróbios que temos nas nossas mãos):
- Colocamos um dedo na água com pimenta; ao tirar, estava coberto de micróbios.
- Colocamos sabonete líquido no dedo antes de o metermos na água: o dedo não fica com micróbios, porque o sabonete afasta-os.
Verificamos ainda que, se tivéssemos sabonete só na ponta do dedo, essa parte estava livre de micróbios e a outra, que só tinha água, estava cheia deles!
Agora vamos ter mais cuidado na higiene das mãos, para nos livrarmos dos micróbios a sério, que podem provocar doenças!

E pronto, mais uma semana que termina, aproveitem o bom tempo e tenham um bom fim de semana! Fica a dica: este fim de semana (27/10 às 11h) há cinema gratuito do Estação Viana, com o filme Lego 2. Nós íamos adorar...😉

Comentários