Nas últimas notícias, há dois dias atrás, ficamos de mostrar como imaginamos as folhas pintadas pelos ratinhos da história "Tinta de rato"... foram várias as soluções encontradas, com tintas, mas também com lápis e marcadores; aqui ficam algumas delas:
Com a chegada do novo mês chegou também o Mapa Mensal de Presenças, um instrumento inspirado no Movimento da Escola Moderna (MEM) que estivemos a preparar, colorindo os dias de acordo com o código de cores. Este mapa permite que cada um registe, a cada dia, a sua presença na sala e assim podemos fazer contagens de presenças e de faltas.
A caixinha das surpresas trouxe um jogo de algarismos táteis, que usamos para identificar e ordenar a sequência numérica até 20 e também para fazer pequenas operações de cálculo...
Também partilhamos as surpresas de casa... como se pode observar, as surpresas foram muito diversificadas 😁
Mas houve ainda outras surpresas, a espreitarem à janela: os fixes do 1º ano!
Continuamos a fazer as nossas capas e hoje começamos a decorar as que já estão feitas...
Com os restinhos de papel que sobraram dos leques laterais, inventamos caracóis 😄
Na decoração, alguns optaram por carimbar o seu nome usando os carimbos de letras.
Os dois V. estiveram juntos a descobrir os carimbos com as letras do seu nome...
Paralelamente desenvolviam-se os planos individuais... e brincava-se!
- Se os grandes podem pintar as mãos eu também posso - pensou a A., e se bem o pensou, melhor o fez!
Depois de termos realizado a experiência de flutuação com bolotas (que podem recordar aqui), ficamos com uma dúvida: será que as bolotas que flutuaram eram mais leves do que as que afundaram? Nós achávamos que sim...
Ontem combinamos como poderíamos fazer para esclarecer essa dúvida e hoje tiramos a prova, realizando uma experiência de pesagem. Usamos uma balança digital e uma balança de pratos para obter a nossa resposta: as bolotas que flutuaram (eram as que tinham buraquinhos) eram mesmo mais leves (20 gramas) do que as que afundaram (28 gramas). A balança de pratos comprovou-o também.
Assim testamos as nossas hipóteses e obtivemos conclusões. Assim aprendemos 👌
E lá fora, a brincadeira nunca é demais... viva o Outono!
A parte nova do parque infantil coloca-nos desafios diferentes, um pouco mais arriscados, mas que não receamos experimentar 👍
Sempre que podemos aproveitamos o espaço exterior, porque é mesmo grande e bom!
Ao contrário do espaço interior (sala) que, com tantos fixes, fica muito pequeno...
Assim foram estes dois dias, bem animados, tanto lá fora como cá dentro!
Até amanhã!
Regressam as aulas de música com a professora Marisa, temos que chegar cedinho ☝
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.