Ao ritmo da Cantiga da Burra ;-)

Começamos por partilhar as surpresas que vieram de casa. Hoje não foram muitas, mas eram variadas: carrinhos, transformers, Lego, um livro de atividades, dois livros de histórias, bonecos e até paus 😄, já sem falar nuns pinguins que gostam de água quente (e por isso tivemos que andar a mudar-lhes a água logo que arrefecia 😝)
A caixinha das surpresas trouxe hoje uma nova mala de médico, para as nossas brincadeiras de faz-de-conta!
Ainda aproveitamos para conhecer este livro tão bonito que o B. trouxe, intitulado "A bondade cresce"... claro que cresce, como uma árvore, se a soubermos cultivar!

Durante a manhã preparamos o Mapa Mensal de Presenças de novembro e demos continuidade ao tratamento de dados...
Enquanto isso, outro pequeno grupo dedicava-se a terminar a decoração dos copos... que se transformaram depois em instrumentos musicais e a malta fixe mais pequena mostrou muito empenhamento!
Cada vez estão mais competentes os nossos pequenitos... quem não queria fazer tarefas começa a perder a vergonha 😉 é verdade, o S.  já distribuiu as mochilas para o lanche 😊.

As primeiras produções com intencionalidade expressa vão surgindo...
- É a minha mãe! - disse a E. toda contente, quando terminou esta pintura.

De tarde, fomos para a sala polivalente para darmos uso aos copos decorados, que por artes mágicas se transformaram em maracas!
Escutamos os sons, identificámo-los e agrupámo-los: descobrimos que dentro das maracas havia bolotas, pauzinhos e  pedras e os sons que produziam eram diferentes.

Assim exercitamos a nossa discriminação auditiva, que é a capacidade de perceber e distinguir sons e "representa um aspecto fundamental para a produção correta dos sons da fala. As crianças devem aprender e discriminar sons específicos para que sua fala seja adequada ao padrão-alvo adulto de sua língua materna" (fonte).
Depois acompanhamos o ritmo de uma melodia tradicional portuguesa, a Cantiga da Burra!
Terminamos todos em roda, a dançar e a acompanhar a música com as maracas!
Assim foi hoje... até amanhã!

Comentários