Pássaros azuis e Arte... Pijamas e Matemática!

A nossa semana começou com as habituais novidades do fim de semana, que desta vez não foram muitas. E quando chegou a hora da história subimos à sala polivalente (pois havia lá algo especial) cantando assim...
Com sapatos de veludo
Nesta tenda vou entrar...
É a hora da história
Nós gostamos de escutar!
Todos, todos sentadinhos,
Bem juntinhos, sem falar,
Ficamos bem quietinhos
Para logo começar...
Era o oitavo capítulo do livro "Todos de pijama", que nos vem acompanhando nos últimos dias, na preparação desse dia especial que é o Dia Nacional do Pijama, aquele dia em que crianças ajudam outras crianças

(Este ano vamos ajudar a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, que acolhe meninos e jovens rapazes, reunindo produtos de higiene pessoal para serem entregues com a colaboração da Associação de Pais. Não se esqueçam de trazer na quarta-feira o vosso contributo!)

Neste capítulo descobrimos, finalmente, o mistério do pássaro azul! 
Afinal, o que o faz aparecer?
- Não são os pijamas, porque a Milú o não viu na Casa das Andorinhas...
- É a noite!
- Não, porque a Maria disse que o viu de dia, quando ficou em casa com a mãe porque tinha tosse...
- É a casa da Maria!
- E o que será que a casa tem de especial?
- Proteção...
- Alegria...
- E o amor da família!

A tenda ficou lá em cima e nós descemos. Mas amanhã voltamos!
Depois do lanche, inspirados em imagens de pássaros azuis na Arte, também nós fizemos aparecer pássaros azuis de várias formas:
Fazendo desenhos...

Usando a pintura de pés e de mãos (não temos fotos do processo, está ainda em curso...)

Fazendo pássaros em origami (em baixo, à esquerda) com dobragens de papel...
Nas áreas, demos cumprimento aos nossos planos e projetos... estes dois ficaram prontos:
Nas palavras dos seus autores, são:
Uma coisa redonda e peluda, que brilha muito, vês? Ao dar o sol!
- Uma cabeça de robô (que lá dentro tem uma praia com o pôr do sol e tudo...) 

Já de tarde, realizamos a pares um jogo matemático com pijamas.
Cada pijama tinha 20 elementos (ovelhas e maçãs como os pijamas da Maria e da Milu). 
Usando um dado que lançamos, devíamos retirar o número de elementos que os pontos marcavam, até o pijama ficar vazio. Ganhava o que o conseguisse primeiro!
Assim, a brincar, trabalhamos o sentido de número, memorizamos a sequência numérica até 20, exercitamos o raciocínio lógico-matemático e fizemos pequenas operações de subtração!

Isto para além da colaboração, do respeito pelo outro, da capacidade de aguardar a sua vez (que são competências sociais muito importantes) e dos afetos, que por vezes nos abafam 😍😂
- Já chega B., o S. já não está a gostar deste abraço tão apertado!

Até amanhã...


Comentários