Surpresas, jogos e brincadeiras

As surpresas de casa vieram logo a seguir ao Bom Dia 😃 e animaram o início da manhã...
O P. até construiu uma casa usando o jogo da torre, o livro e o saco de os trazer 😊
O S. trouxe um livro em espanhol intitulado "Luna llena" (Lua Cheia) que captou a nossa atenção. Era a preto e branco e as suas figuras, em vez de desenhadas, eram recortadas!
Estivemos a vê-lo, página a página e pedimos para contar a história em espanhol, mas só percebíamos algumas coisas, por isso foi melhor contar em português!

Abrimos a janela nº 10 do Calendário do Advento e de lá saiu uma poesia de Natal, enquanto que, da respetiva surpresa no comboio do Pai Natal, enviada pela família fixe da E, saiu um livro e muitas barrinhas de chocolate 😋 obrigada!
Também chegaram mais alguns Desejos de Natal para a nossa Árvore!
O dia prosseguiu com atividades e projetos em torno no Natal... terminar as cartas ao Pai Natal ocupou os mais pequenitos.
Enquanto isso, outros faziam as suas Pandoras de Natal ou terminavam os seus pinheirinhos...
 ... e outros ainda continuavam aquilo que ainda não podemos contar 😉
E a propósito, a Ana trouxe-nos hoje uma canção engraçada, com a qual nos divertimos livremente durante um bom bocado 😁 cantando e dançando...
Na tempo de atividades e projetos coisas interessantes aconteciam, bi e tridimensionais, como aconteceu na área das Ciências, com o novo jogo magnético...
- Estivemos a medir a mesa com as peças do jogo! - disse o D.
- E quanto mede?
Foi contar e...
- Olha, não sei bem, porque de um lado mede 8 e do outro mede 7!
- Como pode ser isso? A mesa não é quadrada?
- É...
E foi lá de novo, procurar resposta para essa dúvida.
- Ah! Já sei! É que umas peças são grandes e outras pequenas!
- Também vamos medir de outra maneira sem ser à volta... acrescentou o M.
- Vais medir a mesa na diagonal, é isso?
- Pois, mas assim é maior!
Tantas descobertas matemáticas despoletadas pelo brincar (livre e de iniciativa da criança).

 "Brincar é a atividade natural da iniciativa da criança que revela a sua forma holística de aprender. Importa, porém, diferenciar uma visão redutora de brincar, como forma de a criança estar ocupada ou entretida, de uma perspetiva de brincar como atividade rica e estimulante que promove o desenvolvimento e a aprendizagem e se caracteriza pelo elevado envolvimento da criança, demonstrado através de sinais como prazer, concentração, persistência e empenhamento". (OCEPE, 2016:10-11)

Nos jogos de mesa também houve animação, com os dois jogos novos que a caixinha das surpresas trouxe, um para os mais pequenitos, com cores e formas e outro para os mais crescidos, um loto de diferenças, onde as imagens variavam apenas em pormenores... foi este que captou a nossa atenção e exigiu muita concentração para ser superado!
Para verificarmos se está bem feito é só colocar por cima uma folha transparente e olhar as marcas, se coincidem. Assim podemos corrigir sozinhos os nossos erros.

Lá fora, apesar do frio, as brincadeiras continuaram...
- Este bolinho é para ti Juca, olha as velas, tu tens estes anos todos! 😆

Então até amanhã e ajudem-nos a recordar que temos de levar o livro para a Biblioteca Itinerante!

Comentários