Abrimos o dia com surpresas, as vindas de casa que partilhamos no tempo dedicado às atividades e projetos e as da Caixinha das Surpresas, que revelou aquilo de que precisávamos para realizar a experiência de flutuação, tal como tínhamos combinado. Através dos sons que os materiais produziam, conseguimos identificar alguns. Lá dentro havia: papel de alumínio, rolha de cortiça, tampa de plástico, moeda, pedaço de madeira, elástico e berlinde.
Primeiro tivemos de encher a tina com água até meio...
- Uma caneca não chega, é preciso outra!
Com duas canecas de água chegamos ao meio, marcado pelo dedo.
Depois tivemos oportunidade de prever o que aconteceria com cada um dos materiais que identificamos... e só depois concretizamos a atividade experimental, colocando na tina com água um de cada vez.
Verificamos que umas vezes acertamos e outras não... pensávamos que flutuar ou afundar tinha a ver com o peso ou com o tamanho, mas quando passamos ao alumínio (com 2 pedaços com o mesmo peso e o mesmo tamanho, a que demos formas diferentes) vimos que não.
- Uma caneca não chega, é preciso outra!
Com duas canecas de água chegamos ao meio, marcado pelo dedo.
Depois tivemos oportunidade de prever o que aconteceria com cada um dos materiais que identificamos... e só depois concretizamos a atividade experimental, colocando na tina com água um de cada vez.
Verificamos que umas vezes acertamos e outras não... pensávamos que flutuar ou afundar tinha a ver com o peso ou com o tamanho, mas quando passamos ao alumínio (com 2 pedaços com o mesmo peso e o mesmo tamanho, a que demos formas diferentes) vimos que não.
A forma também é importante para um objeto flutuar ou não.
Por isso os navios grandes e pesados flutuam e as âncoras mais pequenas e leves afundam...
(Quando formos mais crescidos vamos aprender o que é a densidade).
E comprovamos colocando mais peso no barquinho de alumínio... que não afundou!
Por isso os navios grandes e pesados flutuam e as âncoras mais pequenas e leves afundam...
(Quando formos mais crescidos vamos aprender o que é a densidade).
E comprovamos colocando mais peso no barquinho de alumínio... que não afundou!
Finalmente, fizemos o registo coletivo para colocar na área das Ciências e um individual com as previsões de cada um quanto a cada material.
Ainda nos dedicamos a pintar os bicos do fogão e a porta do forno, para ficar mais parecido com a maquete e com um fogão a sério... os amigos do 1º ciclo quiseram dar uma ajuda!
Quando secar, podemos começar a colocar os utensílios lá dentro... já temos tantas coisas que têm chegado das casas dos fixes, amigos e vizinhos do 1º ciclo!
Finalmente, terminamos alguns desenhos dos nossos super-poderes:
Assim terminou este dia muito chuvoso... até amanhã!
Não importa a cor do céu,
quem faz o dia bonito somos nós 😍
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.