Panquecas e não só... a começar março!

A semana e o novo mês começaram com muitas novidades, as do fim de semana e as da interrupção letiva, que ainda não tinha havido oportunidade de contar!
Mas, antes disso, estivemos a preparar o novo mapa mensal de presenças de março, para podermos marcar a nossa logo: houve que colorir cada dia, de acordo com o código de cores usado no quadro do tempo e depois escrever os nomes (todos os que já sabem fazê-lo).

O tratamento de dados era a tarefa seguinte, mas só a fizemos de tarde: contar todas as presenças, faltas e luzinhas e registar construindo uma torre (gráfico de barras)
A história da panqueca estava prometida e todos estavam à espera do que ia sair daí...
Aqui está ela e é bem engraçada:


A partir dela cantamos duas canções engraçadas: a dos 22 elefantes e a dos patinhos que foram nadar...
Trata-se de uma história circular, isto é, funciona como um círculo, parte de uma panqueca e regressa à panqueca no final. 
As imagens da sua sequência ajudaram a recontar e a perceber isso mesmo:
Por isso, os mais crescidos reservaram um bocadinho para as observar de perto, recortando, colando e sequenciando esta história numa folha de papel...
Paralelamente, na sala havia atividades nas áreas e projetos de iniciativa individual:
O cubismo continua a atrair-nos...
Assim como os novos materiais, que vamos descobrindo... canetas de quadro preto, pastéis de óleo e crayons de cera com formas diferentes. Quanto às pinturas, são cada vez mais criativas...
Mas as iniciativas individuais também têm o seu espaço...
-  Mas o que vai sair daqui?
- É uma caixa que o meu avô me deu. Como ele é do Benfica vou pintá-la de vermelho!
No final, até os post-it que a caixa continha ficaram todos benfiquistas 😂


A Primavera começa a espreitar assim aos pouquinhos, a chuva alterna com o sol, o que nos permitiu ainda ir brincar no recreio... e são vários os sinais da Primavera que aí vem e já está a despontar!
Depois de todas as turmas/grupos terem ido nestes dias fazer o seu trabalho à horta (apanhar ervas daninhas, sachar e colocar composto nos canteiros), esta está quase pronta para receber as novas plantinhas que iremos cultivar. 
Logo que o tempo o permita, vamos precisar de uma ajudinha dos avós, que nos poderão vir fazer uma visitinha uma destas tardes, para ajudarem nas plantações (se tiverem o que plantar, agradecemos!).

O dia terminou em festa, com o aniversário da assistente Celeste (foi ontem, mas festejamos hoje todos juntos).
Até amanhã!

Comentários