Dois em um, mais uma vez...
Ontem a partilha das surpresas foi, mais uma vez, bastante interessante, pelas escolhas que, cada vez mais, vamos fazendo!
Livros muito diferentes têm chegado à mesa grande e, embora nem sempre tenhamos tempo de os ver como gostaríamos, reservamos sempre um bocadinho para os conhecer!
Foi o caso deste livro com escadas 😮 que primeiro sobe e depois desce e sempre a fazer truz,truz...
Os jogos também têm sido bastante curiosos e, desta vez, um muito ativo.Reservamos a mesa dos jogos calmos para jogar ténis de mesa na sala!
Retomando o assunto que está na ordem do dia (Corona Vírus) tivemos pela primeira vez a experiência de fazer sabonetes... bem rápidos e cheirosos!
Se com a pandemia (ou, melhor, com o açambarcamento😣) eles acabarem, aqui fica a receita para os multiplicar:
Usamos 200 ml de água, um sabonete de glicerina e um sabonete natural, duas colheres de sopa de creme hidratante, 50 ml de champô infantil, corante alimentar e essência a gosto. Os sabonetes tiveram de ser previamente ralados, o que deu uma grande trabalheira e ficamos com os braços cansados!
Usamos o fogão electrifico e um wok (que chegou para a nossa cozinha dos sonhos) para levar a mistura a aquecer, até ganhar a consistência de um creme.
Depois foi só colocar em formas de silicone...
Já hoje desenformamos... e observamos que passaram do estado líquido ao estado sólido!Tocamos, cheiramos e depois colocamos a secar.
De 2 fizemos 12... bom negócio😉.
Ainda na onda das experiências, hoje realizamos duas que nos ajudam a perceber como o vírus se espalha e os seus efeitos:
Na primeira, pusemos no nosso galito encarnado (que continua muito constipado😫) um pouco de corante vermelho e fizemo-lo espirrar para uma folha de papel, para simular como se espalham os microorganismos (sejam eles germes/bactérias/micróbios/vírus). A folha ficou toda molhada, em cima, em baixo e dos lados, exatamente como acontece quando espirramos ou tossimos sem ser para o braço!
Na segunda, usamos quatro fatias de pão de forma, para simular os efeitos das nossas mãos no pão: a uma fatia não fizemos nada; a outra foi tocada/amassada com as mãos bem lavadas; a seguinte, com as mãos apenas desinfetadas com álcool-gel e a terceira com as mãos bem sujas (coisa que o B. se encarregou de assegurar indo ao recreio).
Depois foram todas cuidadosamente colocadas cada uma no seu saquinho, que foi isolado e etiquetado. Agora vamos ter de esperar algum tempo para ver se há diferenças... e depois observá-las e registá-las!
Nas áreas da sala, o Corona Vírus fez-se presente, inspirando pinturas com histórias dentro.Paralelamente, na área dos projetos algo está em preparação...
Vamos ter de esperar para ver o que vai sair daqui.
Entretanto... o jogo de ping pong trazido pelo P. foi porta fora e estivemos a jogar no recreio com os amigos do 1º ciclo.
E a brincar, é claro! Tão bom!
Houve construções na areia e brincadeiras com veículos: trotinetes e triciclos para correr tudo sobre rodas!
O Plano de contingência da nossa escola já está em vigor e muitos já conhecem algumas das mudanças que teremos de implementar.
Uma delas é não entrarem pessoas estranhas ao serviço na escola e resultou no facto de não ser possível entregar, nem requisitar, novos livros na Biblioteca Municipal Itinerante que estava marcada para hoje. Está suspensa até novas indicações.
E pronto, já está a escrita em dia!
Até amanhã, se for o caso, vamos estando atentos às notícias...
Comentários
Enviar um comentário
Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.