Atenção, envolvimento, prazer - a aprendizagem à distância pode ser assim!

Os dias sucedem-se, parecem todos iguais, todos passados sem podermos sair de casa, mas como temos uma janela para o mundo cá dentro, tudo se torna um pouco mais fácil!
Essa janela para o mundo é o ecrã do computador, por onde vemos, todos os dias, os nossos amigos e a nossa educadora, por onde partilhamos as nossas coisas com os outros, mesmo estando distantes... por onde matamos saudades e por onde recebemos as propostas que a nossa educadora envia para os pais nos ajudarem a fazer, ou fazermos sozinhos!

O cenário de aprendizagem desta semana anda à volta da história "João e o pé de feijão"... já conhecemos a história, que a professora contou em direto no Meet e, a partir dela...

Fizemos desenhos com as cores do arco-íris.
O ZP aproveitou uma aula da telescola para praticar a arte dos Zentangles...
E a IB também gostou da ideia, retirada do Estudo em Casa (telescola)
um pouco na linha das Mandalas, ajuda a relaxar, mas com mais criatividade.

Voltando à história, na casa da A. recontou-se, organizando a sequência das imagens


Usaram-se os feijões para fazer Arte... colando, pintando e desenhando
pais e filhos, é bonito de se ver!
A nossa educadora fica com o coração cheio💗 ao ver a atenção, o envolvimento, 
a alegria e a criatividade que as propostas que vão para casa têm suscitado.

A matemática foi trabalhada com feijões na casa do G, que fez pequenas operações de soma
 O D. fez somas, subtrações e colagem de feijoeiro, também usando feijões.
O G e o D também estiveram a trabalhar consciência fonológica (capacidade para identificar e manipular os sons da língua - fonemas) descobrindo palavras que começam e outras que terminam como João, ou seja, rimas com ÃO. Também exercitaram a escrita dessas palavras, associada à sua representação. Bom trabalho!

A IB e o M representaram a história...
E o M. ainda escreveu as palavras começadas por JO e terminadas por ÃO

Embora mais pequenita, a D. também andou às voltas com os feijões e a matemática
Associando a quantidade ao respetivo número.

A A. realizou a experiência da germinação do feijão...

Tal como a B., que aqui parece uma cientista!
E o D. que também não perdeu esta oportunidade...
Ficaram felizes...
Agora vão cuidar, todos os dias, para ver as mudanças que ocorrem!

Na casa do DB fez-se o desafio do arco-íris, com recurso a papel de cozinha
A expressão dele diz tudo: a atenção, o envolvimento e o espanto
que mostram como a aprendizagem está nas mais pequenas coisas.

A terminar por hoje, a casinha do Pássaro da Alma do ZP ficou pronta...
Mais um desafio cumprido!

Mas também houve outras atividades, nascidas dos interesses de cada família:
A IB continua muito ativa na culinária...

E na casa do DB construiu-se uma casa para os patos!
Que já foram para lá morar.

Ontem tínhamos conversado no Meet sobre os animais que cada um tem em casa 
e na sessão de hoje alguns fizeram-nos companhia...

Sendo o Dia Mundial da Terra, a sessão terminou com adivinhas sobre a Natureza,
que todos viram e responderam, através da partilha de ecrã. Eram assim:
Fica um enorme agradecimento a todos os pais (outros heróis desta pandemia)
pela parceria que temos conseguido manter, mesmo à distância, 
pela recetividade que demonstram às propostas que vou fazendo 
e pelas imagens que me vão fazendo chegar de crianças envolvidas e felizes💗
Bem- hajam.

Comentários