... assim têm sido passados estes dias, estes dois meses em que, de escolas fechadas, a família se tornou, ainda mais, o centro de tudo.Os pais começaram a passar mais tempo com os seus filhos, um tempo sem rotinas de fim de semana ou de férias, um tempo em que, juntos, tiveram de criar uma nova rotina, uma nova forma de viverem juntos todos os dias e todas as horas. Ironicamente, num tempo em que não havia tempo para nada, de repente houve tempo para tudo...
Foi como se, de um momento para o outro, fosse atribuída uma "licença de paternidade especial", a casa tornou-se o cenário do trabalho, da escola e da família e foi necessário descobrir a melhor forma de articular tudo isso em prol de um bem comum, a sobrevivência e a manutenção do equilíbrio.
Permanecem as memórias construídas durante este tempo que proporcionou a todos, para além da proteção da pandemia covid19, uma grande oportunidade de se encontrarem, de se escutarem, de dialogarem, de brincarem juntos... de se (re)conhecerem.
É esta a grande importância da família, o primeiro educador...
Amanhã, dia 15 de maio, comemora-se o Dia da Família
Aproveitem mais esta oportunidade de criar um momento especial, de construir boas memórias juntos, daquelas que ficam para a vida...
E lá por casa, agora que a chuva voltou, há quem esteja a aproveitar para colocar em prática o cenário de aprendizagem desta semana, ainda em tom de festa, pondo o Manel e a Maria a dançarem como deve ser... completando um padrão matemático.
O L. ficou muito satisfeito por ter respondido ao desafio!
E quando a professora lhe deu os parabéns, foi rápido na resposta...
Também o D. se envolveu nessa atividade e ainda desenhou o seu casal de minhotos!
A expressão dele diz tudo quanto ao seu agrado!
O G. andou envolvido com outra história muito interessante...
Trata-se de "A árvore generosa" e aqui fica, para que outros fixes a conheçam:
Depois de conhecer a história construiu a sua árvore generosa na Primavera...
...mas usando papel. Boa ideia G.!
O envolvimento das famílias fixes tem sido muito importante durante este tempo de E@D, na manutenção de uma relação estreita de colaboração, no acompanhamento das crianças e no desenvolvimento quer das propostas que recebem do JI, quer de outras de sua iniciativa, em resposta aos interesses e necessidades das suas crianças.
Porque é disso que se trata, é essa a essência da Educação de Infância...
"Embora muitas das aprendizagens das crianças aconteçam de forma espontânea, nos diversos ambientes sociais em que vivem, num contexto de educação de infância existe uma intencionalidade educativa, que se concretiza através da disponibilização de um ambiente culturalmente rico e estimulante, bem como do desenvolvimento de um processo pedagógico coerente e consistente, em que as diferentes experiências e oportunidades de aprendizagem têm sentido e ligação entre si. Neste processo, o desenvolvimento de relações afetivas estáveis, em que a criança é acolhida e respeitada, promove um sentimento de bem-estar e a vontade de interagir com os outros e com o mundo."
(OCEPE, pp. 8-9)
No entanto, a vida não para e aproxima-se agora outro tempo, em que alguns poderão voltar às escolas, retomar um "novo normal", visto que o "normal habitual" desapareceu... e se não foi fácil a adaptação quando todos ficaram confinados às suas casas, não será fácil também o regresso.
Com incertezas, receios, ansiedade, mas também com a confiança que, do outro lado, os pais irão encontrar quem tudo faça para que o bem-estar físico e mental das crianças seja preservado.
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