Rastreio Visual

Com a colaboração da Óptica Alain Afflelou de Viana do Castelo e no âmbito do "Mês da Educação para a Saúde" realizou-se hoje um Rastreio Visual a todas as crianças da EB1/JI, diferenciado segundo as idades.

A visão é um sentido essencial para o adequado desenvolvimento da criança. É através deste sentido que a criança interage com os outros e com o mundo que a rodeia. Quando um bebé nasce o seu sistema visual é muito imaturo. É necessária uma estimulação externa, através da luz e das cores, para que este sistema amadureça e se forme harmoniosamente a função visual. No período até aos 10 anos, que é mais importante no primeiro ano de vida, designado "período crítico", se existir uma condição externa adversa ou uma interferência nociva que impeça a normal maturação e não for corrigida atempadamente, há comprometimento definitivo da visão uni e/ou bilateralmente.Surge assim a necessidade de um rastreio das patologias que afectam o desenvolvimento do sistema visual, adequado a cada idade. (Fonte: Educare.pt)

Agradecemos o apoio do Sr. Paulo Azevedo, Presidente da nossa Associação de Pais e  também da Patrícia, sua colaboradora, que gentilmente se deslocaram à nossa escola para verificarem a saúde dos nossos olhos.
 
 
Brevemente todos os pais irão receber em suas casas a informação respectiva.
 
Estejam atentos, pois ainda irão realizar-se durante este mês dois outros rastreios:
  • No dia 09/02 (quarta-feira da próxima semana) é a vez do Rastreio Oral, com a colaboração do Consultório Dentário de Vila Franca; 
  • Nos dias 22 e 23/02 será realizado o Rastreio Auditivo, com a colaboração de GAES, Centros Auditivos, em Viana do Castelo.
Todos os rastreios serão gratuitos e as crianças não terão que sair das instalações escolares,  graças à generosidade destas empresas, que desde já agradecemos.

Comentários