Sobre a alimentação

O Dia da Alimentação é amanhã, 16 de Outubro, mas não quisemos deixar de o comemorar, apesar de calhar num Domingo...
A propósito de "comer a lua" conversamos muito sobre a importância de comer
Eis algumas ideias que temos:
- Se não comermos, não crescemos!
- E até podemos morrer, se ficarmos muito magrinhos...
- Nem temos força para correr e brincar!
- Temos que comer para ficar fortes e saudáveis.

E... o que comemos?
- Comida!
A comida é composta por... (depois de respostas como sopa, fruta, legumes, iogurte... lá veio a mais adequada:- Alimentos!
Então estivemos a observar e a identificar/nomear imagens de muitos alimentos reais. Conseguimos reconhecer quase todos... mas ninguém conheceu a couve-flor (até achamos muito estranho esse alimento! Vamos ter que arranjar uma para vermos como é. Papás: alguém aí por casa tem uma para mostrar?)

Noutro momento travamos conhecimento com uma Senhora muito redondinha.... e amiga do Ruca: A Roda dos Alimentos!
Estudamos as suas diversas fatias e porque é que umas eram grandes e outras mais pequenas. Até já sabemos que devemos comer mais alimentos dos que estão nas fatias maiores e menos dos que estão nas fatias menores. Ainda fizemos outra descoberta importante: o açúcar não está na Roda dos Alimentos! 
Porque será?
Responde logo o Guilherme, muito despachado: - Deve ser porque não é saudável!

Decidimos ainda preparar uma receita, uma coisa simples de fazer e muito fresquinha, por causa do calor que tem feito: gelatina foi a proposta que reuniu consenso... e de morango, por votação! 
Mas acabamos por fazer também gelatina de tutti-frutti (esta palavra italiana fez sucesso e já sabemos que significa todas as frutas!) de cor verde, para oferecermos aos meninos da Sala dos Amigos... porque partilhar é muito bom!

Aqui ficam algumas imagens desses momentos:



Comemos tão depressa, que quase não dava tempo de fotografar... e soube mesmo bem!

Papás,
Não se esqueçam de participar na recolha de receitas tradicionais que vos chegou através do "Vai-vem", é uma das atividades do nosso Plano Anual. Contamos convosco!

Comentários

  1. Hoje os meninos da sala dos Amigos disseram-nos que comeram a nossa gelatina toda e que estava "uma delícia"... foi muito bom saber!

    Sala Fixe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.