Então e se...?

... o "vendedor de castanhas" que cá veio ontem (- Eras tu, professora!) quisesse dar castanhas também à Leonor (que seria a 5ª) ou mesmo ao Duarte (6º menino)?
- Essa pergunta é difícil...
- Então vamos lá recordar o que ele fez: 
- Ao 1º menino deu 2 castanhas; ao 2º, 4; ao 3º, 6 castanhas e ao 4º deu 8.
- Então o padrão que ele usou foi...
- Dar as mesmas e + 2.
- Então vamos lá pensar... se ele deu 8 ao André P., quantas teria que dar à Leonor, que é a 5ª menina?
- 8 + 2 que são... são... 10!
- Muito bem! E ao Duarte, que é o 6º menino, quantas castanhas daria?
- 10 + 2 que são... 12!
- E depois à Beatriz tinha que dar 14...

Depois desta afirmação... nada mais foi preciso acrescentar! ;-)
Esta conversa de início da manhã aconteceu no momento em que, como habitualmente, revimos o que fizemos ontem, para decidirmos o que fazer hoje. 
Há sempre coisas que é preciso continuar ou terminar e assim trabalhamos também as noções de tempo (ontem, hoje, amanhã e os dias da semana).
Para nos ajudar a organizarmo-nos nas tarefas diárias e semanais iniciamos esta semana o preenchimento de um Plano destinado aos meninos finalistas...
Em cada dia devemos marcar com uma bolinha aberta as áreas para onde queremos ir e, depois de cumprirmos, preenchemos a bolinha. 
O que não se cumpriu, não se preenche e desta forma, no dia seguinte, é só completar as marcações (até 3) e cumprir o que estiver em falta. 
Este instrumento ajuda-nos a organizar o pensamento acerca daquilo que pretendemos fazer, evitando que nos dispersemos nas diversas áreas de atividade da sala e contribui para desenvolver a nossa autonomia e responsabilidade.
No final desta primeira semana de utilização iremos avaliar quem conseguiu cumprir o que planeou e quem ainda planeou coisas diferentes das que realmente fez...
Para já está a correr muito bem!

Comentários

  1. Muito crescidos estes meninos da sala Fixe, Parabéns!
    bjs
    Rosarinho

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  2. Olá Juca e amiguinhos da sala fixe como vocês estão crescidos!...

    Juca fiquei com algumas dúvidas depois de ler o post, quando falas até 3 (relativamente ao plano mensal), eles só marcam 3 atividades por dia ou por mês?, e cada um dos meninos tem o seu plano mensal que guardas no dossier portefólio, é isso? todos os dias eles fazem o seu planeamento e no fim do dia fazem a avaliação, certo? ou fazes um planeamento e uma avaliação nos dois períodos do dia, manhã e tarde?
    Desculpa mas fiquei com dúvidas e gostava de implementar um plano mensal ou semanal com os meus mais velhos e não sei bem como...

    Beijinhos
    Cris

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  3. Olá Ana, obrigada pelo comentário, vou procurar responder a todas as questões:
    Os meus finalistas marcam em cada período do dia (manhã ou tarde) entre 2 a 4 áreas onde irão exercer as suas atividades.
    O plano semanal só irá para o portefólio no final do mês, até lá está ao livre acesso de todos, para poderem registar ou reformular as suas escolhas.
    Como só iniciamos esta semana e eles ainda não estão muito habituados à dinâmica, só iremos fazer a avaliação (registada no mesmo plano) amanhã, que é final de semana.

    Espero ter esclarecido... ;)

    Bjs, Juca e Sala Fixe

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  4. Muito obrigada Juca claro que fiquei esclarecida e acho que vou aproveitar a ideia )se não te importares, claro), necessito que os meus meninos comecem a planear e cumprir tarefas.
    Beijinhos
    Cris

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