Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pinturas geométricas com Mondrian, Kandinsky, Malevitch, Potts e Klee

Iniciamos o dia com 8 fixes... bom,  parece que começamos a aumentar ;-)
Misturando todas as misturas coloridas de ontem, enquanto aguardávamos a chegada de todos os que fugiam do vento e da chuva, fizemos um mar... azul, com ondas, espuma e tudo! E claro, muitas mais bolinhas de sabão!

E hoje olhamos as formas geométricas através de outros olhos... olhos de artista!
Olhos de pintores que se dedicaram a fazer pintura geométrica:
Depois da fase de apreciação, em que observamos com atenção as obras de arte destes autores e identificamos as suas formas e cores preferidas, passamos à fase de execução, em que procuramos reproduzir alguma(s) delas, escolhidas por nós, usando não só a pintura, mas também a reprodução sobre modelo da obra escolhida com lápis de cor, lápis pastel e marcadores, principalmente para os mais pequenitos ;-)

Pinturas geométricas on PhotoPeach 

"As artes plásticas e a música na educação de infância assentam essencialmente em atividades de expressão, fruição, experimentação e descoberta, que constituem pilares sobre os quais as aprendizagens futuras e a personalidade se vão edificar"
 (Brochura "As artes no JI" DGIDC)

Foi uma manhã muito artística... a que se seguiu uma tarde matemática, em torno do Tangram. Primeiro conhecemos a Lenda da sua origem e depois passamos à experimentação:

Terminamos o dia com uma visita de alguns fixes do ano passado (os que não estão doentes!), que vieram partilhar connosco o que fizeram nos seus geoplanos, bem como conversar um bocadinho, ver as novidades e também receber um dos chupa-chupas da Cindy ;-)
Até amanhã!

3 comentários:

Ana C. disse...

Olá Juca, olá Fixes, as vossas pinturas estão lindas... continuem assim a ser artistas :-)

Olhando para o vosso post lembrei-me de uma atividade que poderão fazer com as bolinhas de sabão. Fazem as bolas de sabão com tinta ou anilinas coloridas e quando estão muitas bolinhas passam uma folha de papel em cima (tipo digitinta) e ficam com uma impressão muito original... experimentem que é bem divertido.

Beijocas dos amigos da sala verde do Alto Estanqueiro e da Cristina do blog Espaço Jardim de Infância.

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Ana Cristina, muito obrigada pelo comentário.

Acredita que o tentamos fazer, mas sem sucesso. Talvez porque usamos corante alimentar, em vez de anilinas ou tintas... mas amanhã vamos tirar isso a limpo!

Beijinhos fixes para ti e para os teus meninos

Rosa Alves disse...

Olá Fixes. Mas que lindos artistas que vocês são. Gostei muito de ver as vossas (re)criações.
Beijinhos Triquiteiros

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos