Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

terça-feira, 5 de maio de 2015

Uma carta, algumas lesmas e o jogo dos blocos lógicos

Hoje demos sequência ao que ontem ficou decidido em Assembleia de Escola.

Em grande grupo escrevemos uma carta, a dirigir aos Excelentíssimos Senhores (aprendemos que é assim que nos devemos dirigir educadamente a alguém que não conhecemos quando escrevemos uma carta) gerentes de algumas lojas das redondezas, perguntando se querem ser nossos colaboradores... 
O objetivo é arranjar patrocínios para as tintas de que necessitamos para pintar os pneus!
E para ficar ainda mais bonita, a carta foi decorada com desenhos de flores, feitos segundo o video que ensina a desenhar rosas... mas nem era necessário. 
Já cá temos quem bem desenhe e até escreva os nomes de várias espécies de flores!

A caixinha das surpresas hoje trouxe um pequeno texto, que usamos como termo de comparação com o nosso projeto de empreendedorismo.
Foi este o ponto de partida para a construção do protótipo, ou seja, o esquema em 3 dimensões do que será o nosso jardim. Hoje só pintamos a base, depois ficou a secar...
Também arranjamos alguns estragos do mau tempo de ontem nos canteiros que temos quase prontos... retirar água em excesso, acrescentar terra e até tirar algumas lesmas que por lá andavam, as gulosas!

De tarde matematicamos mais uma vez, desta feita com o jogo dos blocos lógicos, através de desafios a pares!
Primeiro exploramos livremente e depois classificamos e seriamos, agrupando as peças em conjuntos por vários critérios: 
  • pela forma (quadrado, triângulo, círculo e retângulo) 
  • pelo tamanho (grandes e pequenos)
  • pela cor (vermelho, azul e amarelo) 
  • pela espessura (fino e grosso).
"Agrupar objetos pelo reconhecimento das suas propriedades comuns é algo que as crianças aprendem a fazer desde cedo. Com o tempo, as propriedades vão-se relacionando, constituindo atributos, como é o caso em que azul, amarelo, preto... são propriedades do atributo cor e o léxico das crianças vai-se alargando, assim como o seu conhecimento do mundo"
(In: brochura "Sentido de número e organização de dados" da DGIDC)

Terminamos com a criação de padrões de repetição... e depois tivemos uma grande trabalheira a arrumar tantas peças que se tinham misturado com as das outras caixas!

Foi divertido, mas um bocado cansativo... por isso toca a descansar bem esta noite!

Sem comentários:

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos