Livros, vespas e... Natal?

Começamos mais um dia e mais uma semana, com alegria e boa disposição, lembrando as novidades do fim de semana e planeando os dias que aí vêm. Temos algumas coisas para terminar:
  • "Eu em círculos", faltam-nos dois - a nossa cidade e o nosso país. Temos que tratar disso esta semana!
  • Um livro sobre a obra "A aranha delicada", com os registos de cada um de nós, vai ser concluído. Para tal, observamos um livro normal e outro que o Frederico trouxe, feito por ele, com a capa em cartão.

- Pois, para fazermos um livro precisamos de uma capa!
- E também de ver se as folhas estão todas!
- São 10 capítulos, por isso temos que ter 10 páginas.

E foi isso mesmo o que fizemos: contá-las, colocar os capítulos por ordem crescente (fazer um ou outro que estava em falta) e construir a capa em cartolina, da cor preferida.
Ainda não terminamos, éramos para continuar de tarde, mas um acontecimento imprevisto alterou os nossos planos: recebemos a visita dos bombeiros!
Agora que todas as folhas das árvores já caíram, porque é Outono, tornou-se visível um ninho de vespas asiáticas no alto de uma delas. 
E os nossos amigos bombeiros vieram ajudar a resolver o problema!
Claro que quisemos assistir, mas fomos para dentro por precaução, e então espreitamos das janelas do primeiro andar... agora
Com a ajuda de um escada muito alta e de um maçarico, o ninho foi queimado e agora as vespas asiáticas já não podem fazer mal. 
Mas, afinal, que mal fazem elas?
Mais do que constituir um perigo para os humanos (com as picadas) a vespa asiática ou vespa velutina representa uma enorme ameaça para o ambiente e para a biodiversidade: É uma vespa invasora e a sua chegada está a provocar alterações na biodiversidade. Por ser carnívora, esta vespa come as abelhas, mas também todos os outros insectos polinizadores, provocando um desequilibro no ecossistema que só será visível daqui por uns anos.

De tarde, tivemos que inspirar-nos para desenhar o Natal, colaborando com a Junta de Freguesia que, como tem sido hábito noutros anos, pediu a colaboração de todas as crianças da escola para os seus postais de Boas Festas. Com a ajuda de um video do Ruca, para dar o mote, foi um bocadinho
O T. gostou muito! E que atento que esteve...
E nós também não nos importamos nada de colaborar... os postais ficam bem giros com os nossos desenhos :-)


Comentários