Portugal "em círculo" e os tesouros da escrita

Ninguém diria que nos íamos envolver desta forma no mini-projeto "Eu em círculos", a que já há algum tempo nos vimos dedicando a propósito da nossa identidade e que tem crescido a cada dia que passa!
Pensado inicialmente para meia-dúzia de círculos (relativos aos contextos que nos são mais próximos) cresceu tanto que do "Eu" estamos quase, quase a chegar ao "Mundo" :-)
Foi essa a sugestão dada hoje, terminarmos com o nosso planeta, a Terra, isto após nos dedicarmos hoje ao nosso país, Portugal.
Observamos o mapa e a bandeira (símbolos nacionais) analisamos a forma e a posição geográfica do primeiro e as cores que constituem a segunda e só então escolhemos como representar o nosso país. E estivemos sempre
Mesmo os mais novinhos... a pintar a bandeira, a recortar, a escrever PORTUGAL!
Só faltou cantarmos o Hino... não lembrou, mas ainda podemos tratar disso ;-)
Aqui estão, desenhados ou com recorte e colagem, os nossos círculos de Portugal:

O dia já tinha começado de uma forma que demonstra bem como estamos a crescer.
Sabem? 
Temos cá na sala um grupo de meninas que anda muito envolvido com a escrita :-)
E agora que até temos folhas pautadas, é vê-las escrever as palavras que já conhecem, copiar nomes, perguntar como se escreve isto ou aquilo e escrever, escrever, escrever. 
Dentro e até fora da sala: hoje as escritas até foram para o recreio.
E vão até mesmo para casa, de onde veio hoje uma verdadeira caixinha de surpresas...
Foi apresentada ao grande grupo pela sua autora, que lhe chamou:
Trazia alguns desenhos e muitas, muitas escritas!
O que se está a tornar contagioso, pois temos cada vez mais fixes a quererem escrever ;-)

Uma criança envolvida com a escrita tem vontade, iniciativa e prazer, 
e sente-se desafiada a explorar e avançar!

Envolvimento pressupõe vontade, iniciativa, desafio, prazer, assim como desenvolvimento, apreensão e mobilização de estratégias de escrita cada vez mais elaboradas e da sua utilização funcional em contexto social. Assim, este envolvimento só se consegue quando o contexto é rico em experiências de literacia e as crianças não só vêem utilizar, como utilizam a escrita por necessidade, e com objectivos claros, e se sentem desafiadas, satisfeitas e competentes nas suas tentativas.

Um dos papéis importantes do jardim-de-infância na aprendizagem da linguagem escrita é o de promover um envolvimento precoce das crianças com a escrita. Isto não significa que o jardim-de-infância assuma o papel do ensino da leitura e da escrita, mas sim que a linguagem escrita não seja ignorada e banida dos contextos pré-escolares. Esta deve ser algo sistematicamente presente e, portanto, que as crianças possam explorar, utilizar, experimentar, compreender e descobrir, progredindo, assim, no seu conhecimento sobre as características da escrita e da sua utilização. 
In: "A descoberta da escrita - Textos de apoio para educadores de infância"

Amanhã será o habitual rastreio oral anual, com a colaboração da Clínica Dentária local, que agradecemos. Pois é... vamos à dentista e costumamos gostar muito:
- Porque lá tem uma cadeira fixe que sobe e desce e tem uma luz!
Vai ser mais ou menos assim:
Por isso estivemos a falar um pouquinho disso (para os fixes novos não terem receio) e dos nossos hábitos de higiene oral e conhecemos uma história já velhinha, mas simples e engraçada chamada "O dentinho atrevido"... podem espreitá-la aqui no PRÉ Histórias.

Lembrete:
Temos cá na sala uns fixes que referiram que, às vezes, não lavam os dentinhos antes de irem para a cama (o que é mesmo muito importante!) porque os pais se esquecem de os lembrar... vamos lá papás fixes,  não se esquecem duma coisa assim, está bem?

Comentários

  1. Olá. Mas estão mesmo crescidos (as). Quanto à lavagem dos dentinhos, nós por cá usamos uma ficha (vai e vem mensalmente) que responsabiliza os pais na escovagem dos dentes...E tem resultado.
    Beijinhos Triquiteiros

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.