29 de Fevereiro, um dia como não há muitos ;-)

Começamos este dia contando as novidades, mas também conversando sobre o dia especial que hoje é, pois o 29 de fevereiro só acontece uma vez de 4 em 4 anos e 2016 é um ano bissexto! Porque será que isso acontece?
Não nos foi difícil de perceber, até porque tem sido assunto do dia a dia, uma vez que ainda andamos às voltas com a Terra e o sistema solar. A explicação é esta e tem a ver com o movimento da Terra ao redor do sol!

E por falar nisso, observamos as pesquisas do Vicente e da Luciana, bem como os dois livros que ele trouxe...
- São da biblioteca de lá de casa, porque são do meu irmão! 
Mas o link para um vídeo do Youtube que a Luciana trouxe não abriu, pelo que pedimos a mamã Débora para o enviar para bloguefolio@gmail.com ou então, via mensagem privada, para a página do Bloguefólio no Facebook.

Os dois livros ficaram hoje na nossa biblioteca de sala, para consulta, eram muito interessantes e tinham bonitas imagens. Uma delas (a capa do livro da direita) até deu o mote para observarmos um modelo a 3 dimensões (3D) da Terra com as suas camadas...
Era uma Terra feita de borracha, que se abria ao meio e cujas partes encaixavam uma na outra, formando o planeta. Parecia um puzzle!

Mas não nos ficamos por aqui, observamos ainda um outro modelo 3D, desta vez de todo o Sistema Solar! Afinal, tínhamos ficado de o fazer e havia decisões a tomar sobre como...
E ali ficamos, surpreendidos e encantados, a observar o funcionamento do nosso Universo em ponto pequenino... ;-)

A Lenda da formação do Sistema Solar ajudou-nos a sistematizar a informação que recolhemos até agora...
Após a pesquisa de imagens optamos então por duas formas de o representar: 
  • Um pequeno grupo decidiu usar o barro para moldar os planetas e depois...verão quando estiver pronto!

  • Outro pequeno grupo escolheu um grande formato, com o sol ao centro, usando cartolina: - É para pendurarmos no teto da sala!


Amanhã há que continuar, mas a professora teve que ir às compras porque queríamos usar materiais que não havia ;-) e até levou uma lista ditada por nós!

Por ser o último dia do mês aproveitamos também para começar o tratamento de dados do mês de fevereiro... as contagens e o registo através de gráfico de barras foram bem rápidos! Estamos (quase todos) a ficar muito mais ágeis nesta atividade...
E, claro, houve tempo para brincar e para inventar...
Bolos de areia cinética, ouriços de plasticina e até coelhos de feltro... 
- Coelhos?
- Pois, não sabes que está a chegar a Páscoa?
Cá está o mote para o que vem a seguir...

Ah! E uma coisa muito importante! Vimos a bandeira eTwinning que a professora trouxe de Braga. Amanhã vamos ver também o certificado e tirar uma foto de grupo. Hoje não foi possível, porque faltava o nosso Fred ;-)

Até amanhã!

Comentários