Procurar no Bloguefólio:


Widget UsuárioCompulsivo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Recriando o Mundo em plasticina e em "tinta fofa" :-)

A terça-feira começou com a caixinha das surpresas, que vinha bem recheada: plasticinas (verde e azul) e um jogo com cartões de habilidades com modelagem.
Logo aceitamos o desafio e tratamos de lhes dar uso...
Cada cartão apresentava um desafio/tarefa diferente: desde amassar, formar bolas, modelar cobras, usar os cortadores e o rolo da massa, fazer lagartas e caracóis, representar a figura humana e até fazer construções 3D com recurso a outros materiais...


No final demos largas à imaginação, dando novos mundos ao Mundo, ou melhor, recriando a Terra em plasticina...

Mas não ficamos por aqui, usamos ainda a técnica nova iniciada ontem, para continuar a criar e recriar a Terra, o nosso planeta! 
Trata-se da tinta fofa, uma mistura de cola branca, espuma de barbear e corante alimentar, que pinta em relevo, fazendo um efeito puffy paint, mas sem ir ao microondas.
Uma atividade sensorial por excelência: os cheiros, a textura, o meter o dedo no cantinho para experimentar a sensação fofa da mistura... delicioso! Mas claro que não é de provar...

De tarde, tal como tinha ficado prometido, realizou-se a sessão de vídeo sobre o Mundo, isto depois do Vicente e da Ariana terem partilhado em grande grupo que conversaram com os seus pais sobre o projeto e eles deram uma resposta igual:
- Parece que o Mundo nasceu de uma explosão!
É a teoria do Big Bang (em inglês).
Foi o que fomos verificar numa pesquisa no Youtube, onde encontramos alguns vídeos, a que assistimos comendo pipocas! Eis um deles, que a professora explicou de forma a compreendermos melhor...


Amanhã vamos conversar mais sobre isto e combinamos pedir a ajuda dos pais neste trabalho de investigação. Isto porque tivemos que parar para festejar: a nossa mais pequenita fez hoje 4 anos e era altura de lhe cantar os parabéns!
Juntamos amigos e fixes para comemorar e o bolinho estava muito bom!
Parabéns à M.J. e sua família!

Aviso:
Hoje foi para casa um recado guardado na cabecinha. Refere que amanhã virá à escola a Biblioteca Itinerante e todos, que ainda não o fizeram, deverão trazer os livros para devolução. Veremos quem vai ser capaz de transmitir o recado sem vai-vem ;-)

Sem comentários:

Diário Bloguefólio

Porquê e para quê um Blogue-Portefólio?

Uploaded on authorSTREAM by jusousa | 

De onde nos chegam amigos