Porque somos protagonistas da nossa aprendizagem

O que nos ficou guardado num lugar bom do coração, acerca do nosso Dia de Aulas ao Ar Livre, foi o que procuramos registar em desenho... fizemo-lo de acordo com a nossa idade, colocando no papel aquilo que mais nos marcou durante este dia especial (que foi especial porque foi comum a todos, jardim de infância e escola do primeiro ciclo, porque para nós, felizmente, não faltam oportunidades de brincadeira livre ao ar livre!)
Gostei do passeio, de ver as estufas, as flores e o gatinho da Maria (MJ, 4 anos)
Gostei da roda grande, quando cantamos todos juntos (F, 5 anos)
 Gostei de passear e de ver o café (G, 5 anos)
Gostei de passear e de ver o senhor a trabalhar na oficina e a farmácia (A, 5 anos)
 Gostei de ir a pé da escola à farmácia e do gato da Maria que estava na estufa (T, 5 anos)
 Eu fiz muitas escritas... e gostei das flores (I., 3 anos)
 Eu fiz as flores da estufa e os meninos a verem (RR, 3 anos)
Eu gostei do gato do pai da Maria e fiz um gigante! 
E gostei do Carlos a cortar as flores e do passeio até à escola... (A, 4 anos)
 Eu gostei de passear... e fiz aqui a garrafa, uma relva e uma aranha! (M, 3 anos)
 Eu fiz um pacagaio, a grafa e as pernas do homem! (RM, 3 anos)
 Eu gostei de ver o pai da Maria e as flores e o gato que estava na estufa (R, 5 anos)
 Gostei de ir à rua e desenhei os adultos (L, 3 anos)
Fomos passear e passamos na farmácia, que tem uma cruz verde (C, 5 anos)

Mas o tempo não pára e sexta-feira foi um novo dia, o Dia Mundial do Sorriso
Será que acertaram nos nossos? Não era muito fácil... ora confiram:
1 Maria João
2 André
3 Afonso
4 Gustavo
5 Rodrigo
6 Frederico
7 Rafael
8 Rui
9 Tiago
10 Tomás
11 Carolina
12 Luísa
13 Iara
14 Mariana

Porque a pilha das nossas produções (desenhos, pinturas e colagens) já está a crescer muito, começamos a preparar as nossas Capas de TrabalhosÉ aí e também nos Portefólios, que irão ser bem guardadas, como forma de documentação do nosso processo de aprendizagem. Mas sobre isso falaremos noutro dia ;-)

Continuamos por isso a decorá-las com carimbagens e pinturas, tal como tínhamos decidido fazer... e os mais novinhos não se fizeram rogados!
Como sempre, houve mais atividades paralelas na sala, por exemplo, brincadeiras e atividades de expressão que escolhemos, planeamos e executamos de forma autónoma...
Assim colocamos em pratica um dos alicerces fundamentais do nosso contexto educativo: a crença de que somos protagonistas da nossa aprendizagem!

"O protagonismo infantil revela-se quando reconhecemos a criança como sujeito de direitos, participante, capaz de aprender e de construir conhecimento, além de ser produtora de cultura. Sua construção do conhecimento é muito distinta da forma do adulto. Para a cultura da infância ser legitimada é preciso que os adultos reconheçam as linguagens, os saberes e a expressão das crianças e que dêem a elas espaços e tempos para que o brincar livre ocorra, possibilitando construções autorais das quais são protagonistas".

Bom fim de semana!

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