Tesouros... da tradição e do ambiente!

Hoje pela manhã, logo após o lanche preparamo-nos para ir cantar as janeiras pela freguesia... só esperamos um pouco que a geada derretesse!
Colocamos as nossas coroas, escolhidas e feitas por cada um de nos ao seu gosto
E querem saber um segredo? Em muitas delas há matemática escondida!
Está nos padrões de cores que usamos para colar os pompons ;-) 
Do mais simples ao mais complexo, ei-los aqui:
AAAA-BBBB-CCCC  ou ABCD-ABCD-ABCD e ainda ABAB-CDCD-EFEF


Para afastar o frio, depois de bem agasalhados e devidamente coroados ensaiamos o toque dos bombos, ao ritmo da chula e bem animados...
Depois lá fomos, com todos os amigos da nossa escola, até ao Lar de Idosos, onde somos sempre recebidos com muita alegria e simpatia pelos mais velhinhos da comunidade...
Fica só um cheirinho...
Seguiram-se a Creche e o Café Rosas, que são também paragens obrigatórias ;-)
Obrigada a todos os que assistiram, pela simpatia com que nos receberam!

Por este motivo, na sala hoje estivemos pouco tempo mas, para além de organizarmos as produções da semana, ainda brincamos um bocadinho... a ciência da Engenharia entrou em ação e foi possível construir um dos desafios mais complicados: a torre alta de copos e pauzinhos!
A foto foi tirada pelo próprio engenheiro... que está de parabéns pelo empenho e sucesso nesta atividade!
- Pois, porque não é nada fácil equilibrar isto tudo! - (R, 6 anos)

Já durante a tarde recebemos a visita das técnicas do CMIA, nossas parceiras no Projeto "Da terra para a Terra", que nos trouxeram um teatro de fantoches intitulado "A minhoca Anoca e o gafanhoto Peixoto"
Vieram falar-nos de um grande tesouro que, afinal, também temos na nossa escola: 
É o composto que o nosso compostor faz a partir das cascas das frutas, dos restos de legumes, das folhas e flores secas e dos pauzinhos... 
Quando este tesouro é colocado na horta, faz crescer os vegetais bem fortes e de forma natural! Percebem agora porque é mesmo um tesouro?

Desejamos a todos um bom fim de semana, mas não se esqueçam:
Amanhã, sábado, 21 de janeiro, pelas 16h30m, como manda  a tradição, vamos deslocar-nos ao adro da Igreja de Vila Franca acompanhados dos nossos pais e familiares para o "Cantar de Janeiras à Comunidade", uma atividade incluída do PAA do estabelecimento. 
Contamos convosco!

Comentários