Iniciamos a semana a bom ritmo :-)

Enquanto aguardávamos a chegada de todos fomos abrindo as carteiras da coleção "Cidade dos Heróis" para ver se era desta que conseguíamos os 3 que nos faltam: o Boss Baby,  a Fiona e o Capitão Pinguim.
Mas ainda não foi desta... :-(
Sendo dia da história, na Hora do Conto a Marta trouxe-nos "O nabo gigante" (que podem conhecer aqui), contada através de um guarda-chuva literário. 
Foi a primeira vez que esta técnica foi utilizada na nossa sala e gostamos muito.
Estivemos atentos e conseguimos recontar tudinho! Aprendemos que, quando todos colaboram, tudo se torna mais fácil, por isso é tão importante trabalhar bem em equipa!
Até descobrimos uma palavra de que não sabíamos o significado, nesta história de repetição: era a palavra içaram, uma das coisas que os velhinhos fizeram ao nabo. Pensamos em como descobrir o seu significado e alguns sugeriram o computador, mas a professora sugeriu outra coisa, um livro que nos ensina os significados das palavras...
- Eu sei, é o Dicionário!
Lá fomos buscar e descobrimos o que quer dizer içar, é levantar ou puxar para cima!
Exactamente o que eles fizeram: puxaram, içaram, sacudiram e puxaram com mais força!

Tivemos ainda a oportunidade de observar, tocar e cheirar... um nabo, a sério! 
Não era gigante, mas andava lá perto ;-)
Vimos que era constituído por 3 partes: a raiz (que serve para tirar a água e os alimentos da terra) a polpa (o que se come) e a rama (couve nabiça ou grelo de nabo).
Falamos de outros hortícolas que nascem debaixo da terra e lembramo-nos das cenouras e das batatas que tínhamos plantado na nossa horta!

Com o nabo cortado fizemos uma técnica de pintura com carimbagem, em pequenos grupos, com a ajuda da Marta. Depois mostramos como ficou, pois está a secar...
... no novo estendal que o Sr. Valada, funcionário da Junta de Freguesia, colocou hoje na sala, bem por cima do placard da pintura. Muito obrigada, vai dar-nos muito jeito!
Ainda houve mais umas obras e limpezas, que nesta sala não se pára... só não conseguimos torná-la maior!
Como a nossa L. fez 5 anos no sábado, hoje fizemos o seu livro de desenhos para desejar um Feliz Aniversário e já se nota bem como alguns pequenitos estão a crescer... 
Isto porque a representação do esquema corporal (girino, 1ª etapa) já começa a aparecer!
A par, é claro, com a nossa casa na árvore, que essa aparece em quase todas as produções!
E por falar no projeto de empreendedorismo "Casa dos Sonhos", hoje demos também continuidade à construção do protótipo:
Fazer a estrutura de suporte e o varandim ao redor da árvore para a abraçar e ainda as escadas em caracol... não é fácil mas, com alguma ajuda de mãozinhas adultas (principalmente na utilização da cola quente), vamos conseguindo resolver as dificuldades.

De tarde fizemos mais um jogo de consciência fonológica. Desta vez não procuramos palavras que terminam da mesma maneira (rima) mas sim palavras que começam da mesma maneira, ou seja, palavras da mesma família!
Por exemplo: Dente - dentada, dentista, dentinho, dentão...
Com a sequência desta e de outras palavras que fomos descobrindo, jogamos ao dominó!

O dia terminou em festa, para cantar os parabéns à L., juntamente com a Sala dos Amigos
O bolinho estava muito bom e assim fizemos uma pausa... mesmo com Kit Kat, que vinha ao redor do bolo! ;-)
Até amanhã...

Comentários