Há coisas que só uma escuta atenta e activa consegue descobrir... e potenciar!
- Pois é... e agora?
- Agora já não dá para escrever Zebra!
- Tens toda a razão... e como podemos resolver este problema?
- Tens que ir lá pô-la direita outra vez!
Subi à cadeira, peguei na letra e virei-a intencionalmente de modo a ficar parecida com um 2.
- Assim já está bem? Parece-me qualquer coisa que conheço... o que será?
- Hum...
- Já sei! É um 2! - disse a Luana.
Virei de modo a ficar um N.
- É a minha letra! - disse o Nelson.
- Pois é, é um N de Nelson, tens razão... isto nunca mais fica direito!
Coloquei então a letra na posição correcta.
- E agora, já está bem?
- Já! Não vês que a zebra já está direita e tudo???
- Essa letra dá para muitas coisas!
- Tens razão Pedro, o N também pode andar a brincar desta maneira...
O Alexandre reparou que a letra Z do friso das letras que temos na parede da sala, se tinha descolado e caído... ficando noutra posição! E fez uma observação:
- Olha, professora, o Z transformou-se em N!- Pois é... e agora?
- Agora já não dá para escrever Zebra!
- Tens toda a razão... e como podemos resolver este problema?
- Tens que ir lá pô-la direita outra vez!
Subi à cadeira, peguei na letra e virei-a intencionalmente de modo a ficar parecida com um 2.
- Assim já está bem? Parece-me qualquer coisa que conheço... o que será?
- Hum...
- Já sei! É um 2! - disse a Luana.
- É isso mesmo, muito bem. Pode ser uma letra, um Z, ou um número, o 2.
- Tens que a virar mais...Virei de modo a ficar um N.
- É a minha letra! - disse o Nelson.
- Pois é, é um N de Nelson, tens razão... isto nunca mais fica direito!
Coloquei então a letra na posição correcta.
- E agora, já está bem?
- Já! Não vês que a zebra já está direita e tudo???
- Essa letra dá para muitas coisas!
- Exactamente, depende da posição em que se põe. E não haverá outras letras a quererem brincar assim?
- Há, já viste que o N também dá para fazer isso? - Pedro- Tens razão Pedro, o N também pode andar a brincar desta maneira...
- E o duplo V (W) também, olha, se o virares ao contrário fica um M! - descobriu a Luana.
- Só fica é com as pernas um bocado mais abertas... - acrescentou a Margarida.
- E olha para o X! - disse o Alexandre.
Estava assim:
- Está a cair também!
- Parece que está a fazer o que eu disse ontem, que o X posto de lado faz um +, lembras-te?
-Realmente, parece que ouviu o que tu disseste!E todos estiveram muito atentos a descobrir novas letras e números, através das brincadeiras de mudança de posição do nosso friso...
Olá Juca,
ResponderEliminarGostei muito de "assistir" a este brainstorming tão original e divertido.
Beijinhos
Prof. Anabela
BLOGando na Escola
Que giro! Sabem que esta semana na nossa sala arco-íris (na Madeira) descobrimos a mesma coisa com o N? Mas foi com letras magnéticas.
ResponderEliminarCurioso...
Gosto muito do vosso blogue.
Beijinhos
Márcia