Hoje foi a primeira visita deste ano lectivo.
A mãe do Pedro, que é bancária, veio falar connosco por causa do nosso projecto sobre a crise.
Veio preparada com um DVD muito interessante, onde o "Eurocas" (uma moeda de 1 euro, que falava) contava a sua história e ensinava a importância da poupança.
Aprendemos várias coisas:
O que é um banco - é assim como uma casa onde se guarda o dinheiro, como se tivesse muitos porquinhos-mealheiros lá dentro, só que está num cofre, que é como uma despensa, com prateleiras, mas em vez de ter lá comida, tem notas e moedas.
O que é uma conta - é onde está o nosso dinheiro, é como se fosse o nosso porquinho-mealheiro lá no banco.
O que é poupar - é guardar o dinheiro em vez de o gastar; assim depois podemos comprar uma coisa maior, como uma casa, ou um carro.
O que é um empréstimo - é quando não temos dinheiro que chegue para comprar uma coisa e o banco empresta-nos; mas depois temos que pagar aos bocadinhos; os empréstimos não podem ser dados às crianças, só aos adultos que recebem ordenado ao fim do mês.
O que são cartões e cheques - são outras maneiras de pagar as compras, senão tínhamos que andar carregados com notas e moedas para comprar as coisas caras, como um carro.
Como era antigamente - quando não havia dinheiro, as pessoas trocavam coisas; por exemplo, se eu tinha peixes e tu tinhas arroz, trocávamos e assim podíamos comer ambos arroz com peixe, em vez de cada um só comer do que tinha; o sal também era valioso e servia para pagar coisas.
No final ainda recebemos presentes... pois, estamos quase no Natal!
A mãe do Pedro foi muito simpática, trouxe um mapa de Portugal e de todas as cidades capitais de distrito do nosso país e também rebuçados do banco onde trabalha.
E depois... a surpresa!
Então não é que ela encontrou o Pai Natal e ele enviou uma prenda, com um bilhetinho a dizer para a Sala Fixe?
Eram livros de actividades de acordo com a nossa idade!
Fomos então para a sala e toca a pintar (os mais pequenos) e a seguir as indicações das actividades (os mais velhos) cheios de entusiasmo.
Vejam algumas fotos a seguir:
A manhã passou a correr... obrigada à D. Gorete por ter vindo à Sala Fixe!
Vamos enviar para casa uma folha onde outros pais se mães se poderão inscrever para cá vir também.. . podem ir pensando nisso.
Vamos enviar para casa uma folha onde outros pais se mães se poderão inscrever para cá vir também.. . podem ir pensando nisso.
oh! Não vejo as fotos! E eu, que já contei a história do Menino Poupadinho, também precisava de uma mãe que viesse dar essas explicações. Bem que ela podia passar por aqui ...
ResponderEliminarAh! Os Galegos perceberam e gostaram da história, obrigado pela partilha.
Bjs,
Leonor
Olá leonor e Galegos vermelhinhos,
ResponderEliminarNão sei porque não consegues ver as fotos, é um slideshow normal, feito no magtoo. Será que te falta algum plug-in ou coisa do género?
Espero que consigas resolver...
Fiquei contente de saber que já conheceram a história do menino poupadinho, e parece que já deu efeito: vão reaproveitar a areia colorida, o que é uma boa ideia!
Quanto á mãe do Pedro ir aí é que já não prometo nada ;)
Bjs, Juca e Sala Fixe