De volta à sala neste novo ano 2011, tem sido tempo de pôr "a escrita em dia".
Então o que temos feito esta semana?
Começamos por contar as novidades das férias, do Natal e da passagem de ano.
Foi engraçado verificar que quase todas as crianças falaram muito em especial dos presentes que receberam.
E interessante foi verificar que quase todas receberam brinquedos electrónicos: CD's, DVD's, jogos para a Playstation, computador, PSP, ou então veículos telecomandados, ou motos de bateria... apenas uma referiu um estojo de materiais de desenho/pintura.
Nota da educadora: Isto faz pensar que geração estamos a educar... e na melhor forma de o fazer. Afinal que espaço fica para os brinquedos tradicionais: bonecas, carrinhos, jogos (daqueles em caixas de cartão...), livros ?
Entretanto, começamos também a preparar as tradições de Reis, que envolveram o contar da história dos 3 Reis Magos e a elaboração de uma coroa para cada um.
Discutimos como fazer e decidimos arranjar 3 modelos diferentes, pois os 3 reis não tinham coroas iguais! Assim ficou decidido e assim se fez; depois cada um escolheu a coroa que mais gostava. Para ficar registado elaboramos um Gráfico de Barras, que ficou assim:
A Celeste tem-nos dado uma mãozinha neste trabalho e estamos a fazê-lo com empenho e dedicação, usando papel kraft oferecido pela Portucel e restinhos de materiais diversos.
Primeiro queríamos fazer as coroas em cartolinas coloridas, mas depois lembramo-nos de que estamos em crise, por isso há que aproveitar e reutilizar, fica mais barato!
Mas, para dar um brilhozinho especial, a professora comprou cola glitter (com brilhantes) e então foi um entusiasmo... mas ainda não estão todas prontas, depois mostraremos.
Entretanto, com a preciosa ajuda da Zinha e da sua viola, temos estado a ensaiar as duas canções com que vamos Cantar as Janeiras, juntamente com todos da nossa escola. O tempo é que ainda não permitiu sairmos... é só chuva, só chuva!
Finalmente e ainda dentro da temática do Ano Novo, hoje fizemos uma coisa bem diferente!
No início de cada ano é costume dar na televisão o Concerto de Ano Novo.
Pois hoje também fizemos um...
Primeiro conversamos sobre o que seria um concerto.
O Guilherme disse que era de música rock, mas outros responderam que podia ser outro tipo de música... então falamos de música clássica, de orquestra, de maestro... tudo palavras novas para os meninos de 3 anos!
Então assistimos no Youtube ao vídeo da Marcha Radetzky, de Johann Strauss:
A reacção foi óptima!
Todos estivemos com muita atenção e até seguimos as indicações do maestro:
- Na música suave, batíamos palminhas só com um dedo...
- Na música forte, batíamos palmas com a mão toda...
Foi uma alegria!
De seguida fomos buscar os nossos instrumentos musicais:
caixas chinesas, reco-recos, bloco de dois sons, pandeiretas, triângulos, clavas, metalofone...
E tivemos oportunidade de fazer o nosso próprio concerto!
Ao preencher o Diário de Sala no final da manhã, todos referiram em "O que fizemos" e "O que gostamos" este nosso (primeiro) concerto...
Aproveitamos para agradecer aos amigos da janela do meu jardim por terem divulgado o vídeo que permitiu a realização desta actividade.
Olá meninas, meninos e Juca.
ResponderEliminarMuito parabéns pelo vosso espaço. Não conhecia.
Têm uma sala muito dinâmica.
Voltarei mais vezes.
Beijinhos para todos.
Olá, muito boas estas vossas actividades. E vou enviar esta ligação que os Galegos gostam muito:
ResponderEliminarhttp://www.fsspx-brasil.com.br/mjcb/downloads/Orquestra_sinfonica.swf
Espero que gostem, beijinhos,
Leonor
Comentários recebidos via facebook:
ResponderEliminarAinda há quem pense que que as Educadoras só servem para entreter os meninos... Santa ignorância.
(São)
Concordo! E ainda mais estranho é alguns pais só esperarem isso de nós! Fico mesmo zangada!
(Luz)
Olá amigas,
ResponderEliminarBetina,
Obrigada pelo comentário e pelas simpáticas palavras. Obrigada ainda pela divulgação do vídeo que permitiu o nosso "concerto de ano novo"! Volte sempre...
São e Luz,
Têm toda a razão, sei que ainda há muito disso por ai, mas eu não posso queixar-me... acho que os pais dos meninos e meninas da Sala Fixe já conhecem melhor o que se faz na educação de infância!
Bjs, Juca
Creio que aos poucos, as nossas práticas enquanto educadores, e é claro que existem excepções, como em todas a profissões, fazem, ou farão, a diferença.
ResponderEliminarA Internet foi um meio privilegiado que auxiliou na divulgação de algumas práticas de boa qualidade e quem através deste meio souber retirar informação, aprendizagem e desenvolvimento ... progride enquanto profissional e enquanto pessoa.
Bem-hajas, Juca.
Leonor