O Dia dos Desafios trouxe uma experiência nova e aliciante: desta vez, a Química veio à sala.
Utilizando os alimentos que integram a nossa pergunta (o açúcar, o sal e o açúcar) descobrimos algumas das suas propriedades e atributos, nomeadamente como se comportam com a água, ou seja, a proposta era fazer uma experiência de dissolução / evaporação para descobrir de algum dos três se dissolvia ou, por outras palavras, se era solúvel na água.
Para isso seguimos este Protocolo da Experiência:
1. Levantamento das concepções prévias das crianças – após a apresentação oral da experiência a realizar e dos materiais a utilizar, inquirir o grupo acerca daquilo que pensam que vai acontecer e registar as suas ideias. Ei-las:
- A água vai desaparecer…
- O açúcar é que vai desaparecer!
- A água vai ficar branca.
2. Realização da experiência de dissolução:
Apresentação da experiência em grande grupo:
Colocar em 3 taças de vidro iguais 20 ml de água (em cada);
Colocar 2 colheres de sobremesa de açúcar na primeira e mexer bem;
Colocar 1 colher de sobremesa de sal na segunda e mexer bem;
Colocar 1 colher de sobremesa de arroz na terceira e mexer bem.
Observar aquilo que vai acontecendo.
Conclusão: pedir às crianças para tentarem explicar o que aconteceu e porquê:
- O sal está a desaparecer…
- Mas o arroz não desaparece, a água é que ficou branca!
- O arroz não desaparece porque os bocados não são pequenos…
- A água chupou o açúcar!
- Ou, se calhar, o açúcar chupou a água!
Concretização individual da experiência de dissolução:
Cada criança tem 3 pequenos copos plásticos, onde deverá colocar 20 ml de água, medindo-a pelo copo medidor.
Ser-lhe-ão distribuídos os ingredientes necessários: arroz, sal e açúcar. Deverá proceder à experiência misturando o arroz, o sal e o açúcar na água e mexendo bem.
Depois pode baralhar os copos e tentar arranjar forma de descobrir como identificar o do sal e do açúcar (pode ser feito usando o paladar).
- E agora? Qual a taça que tem o açúcar e a que tem o sal?
Depois de verificarem que os olhos não nos davam essa informação, pois a água era toda transparente (incolor) e que o nariz também não a dava, pois a água não tinha cheiro (inodora), tiveram que recorrer à boca e usar o sentido do paladar: colocaram o dedinho e provaram, identificando dois sabores diferentes: o salgado era da taça onde se pôs o sal e o doce era o da taça onde se colocou açúcar.
3. Realização da experiência da evaporação (revertendo assim o processo de dissolução):
Colocar as 3 taças à janela, num local onde estejam expostas ao sol ou, em alternativa e para a obtenção de resultados mais rápidos, colocá-las sobre uma fonte de calor, até a água secar.
Ao longo do tempo, observar o que se vai passando: surgem cristais de açúcar e de sal (não se aplica ao arroz, pois este não se dissolveu, uma vez que não é solúvel na água).
Conclusão: procurar explicações para o que observaram.
No final, os meninos mais crescidos fizeram a representação gráfica da situação experienciada: a dissolução.
Os procedimentos de avaliação previstos foram:
- Por parte da Educadora: observação do envolvimento e participação de cada criança; realização de registos fotográficos e escritos (das vozes das crianças); análise das suas produções / representações.
Por parte das crianças: verbalização, aquando do registo gráfico individual e partilha em grande grupo, no momento de revisão e preenchimento do Diário de Sala.
Este foi o protocolo seguido, com entusiasmo e interesse por parte de todos os envolvidos.
Agora é só aguardar que o tempo ajude e o sol faça o seu papel nos copinhos todos que temos colocados no parapeito da janela…
Entretanto, o dia seguinte trouxe novidades, pois o radiador fez o seu trabalho: secou a água que tinha dentro das 3 taças e pudemos analisar o que apareceu.
- Na primeira tinha grãozinhos claros, muito secos e pequeninos – era o arroz
- Na segunda tinha cristais pequeninos e transparentes que brilhavam – era o açúcar.
- Na terceira tinha pedrinhas brancas e baças – era o sal.
Chegamos à conclusão que o calor fez a taça aquecer e a água também; assim a água saiu em fumo (vapor) e voltaram a aparecer o açúcar e o sal que tínhamos posto lá dentro.
Os meninos pequenos registaram esta parte da experiência com técnica mista de desenho e colagem.
No slideshow que se segue poderão ver todos os passos desta experiência:
Parabéns aos cientistas da Sala Fixe e sua Educadora pelo trabalho realizado.
ResponderEliminarParabéns a todos pelo excelente trabalho e obrigada pela partilha.bjs
ResponderEliminarRosarinho
Considero muito importante que se divulguem desta forma pormenorizadas as pequenas-grandes coisas que se fazem na educação de infância, pois há muita e boa gente que não sabe que no pré-escolar é possível abordar todo o tipo de conteúdos, neste caso a físico-química.
ResponderEliminarQuem diria?
Este blogue, que visito com regularidade, embora muitas vezes saia sem comentar, é um bom exemplo disso, por isso hoje quis deixar o meu testemunho.
Tenho a certeza de que é uma inspiração para muitas colegas de profissão, continue.
Cumprimentos.
Prof. Ana Maria