Após a nossa educadora ter feito os registos de avaliação descritiva e preparado a estrutura dos nossos Portefólios Individuais, chegou a altura de nos envolvermos também no processo.
Esta semana começamos a fazê-lo, em pares, na Área dos Projectos.
E muito houve a fazer...
- Em primeiro lugar fomos buscar as capas de trabalhos e dividimos o seu conteúdo em 3 partes: colagens, desenhos e pinturas;
- Depois escolhemos uma ou duas produções, das que mais gostamos, para incluir no nosso Portefólio.
- Fizemos a nossa auto-avaliação, diferente segundo a idade: uma ficha para os meninos de 3 anos (esta aqui) e outra para o grupo dos mais velhos (esta aqui). Correu muito bem, a professora até ficou admirada como a maior parte dos meninos pequenos conseguiu auto-avaliar-se usando um código de 3 cores!
- Finalmente, cada um consultou como ficou o seu Portefólio e deu a sua opinião.
Ora espreitem um bocadinho neste slideshow:
Foi uma forma participada e participante de avaliar os processos e os seus efeitos em cada criança e no grupo, partindo do concreto, das suas produções e daquilo que verbalizam acerca das situações vivenciadas.
Agora que os Portefólios Individuais estão em casa, pedimos aos pais que não se esqueçam do seguinte:
- Podem ficar com eles em casa até terem tempo de os partilhar em família;
- Façam-no com os vossos filhos, virem cada página e ouçam o que eles têm a dizer;
- No separador Colaboração dos pais podem incluir aquilo que quiserem: uma foto, um texto, um desenho, uma situação que se tenha passado em casa que seja reveladora de como a criança se está a desenvolver, enfim, o que quiserem;
- Leiam a auto-avaliação que os vossos filhos fizeram e verifiquem como são já capazes de "medir" o seu desempenho, aquilo que são e ainda não são capazes de fazer;
- Ainda no separador Avaliação leiam atentamente o registo de avaliação feito pela educadora; na parte dedicada aos pais, escrevam alguma coisa: se concordam ou não, se corresponde ou não à imagem que fazem da vossa criança; dêem sugestões para o trabalho pedagógico, critiquem construtivamente; no final assinem os dois exemplares;
- Devolvam o Portefólio em boas condições, tal como foi entregue (por favor não permitam que a criança abra as argolas e desorganize o seu conteúdo, obrigada).
No final, ficam alguns dos comentários produzidos pelas crianças mais crescidas:
- Eu gosto do meu Portefólio, é bonito e tem muitos trabalhos! Não tem nada feito à pressa... mostra que eu já sou crescida.
- O meu Portefólio está bem, tem os trabalhos que eu gosto.
- Está bonito, porque tem coisas bonitas e fui eu que fiz porque estou a crescer!
- Está mesmo fixe...
Já os comentários de alguns dos mais pequenos foram algo semelhantes a este:
- Então, o que achaste do teu Portefólio?- Goto, é nito.
Nota da educadora:
Se quiserem saber mais um bocadinho sobre práticas de avaliação alternativa em jardim de infância, consultem um artigo publicado na revista "Cadernos de Educação de Infância", nº 84, clicando aqui. Entrem na secção "Práticas".
Muito fixes os vossos portefólios!
ResponderEliminarObrigada pela partilha, muito bem fundamentada como de costume.bjs
Rosarinho
Acho que vou adoptar, porque aprendi ...
ResponderEliminarObrigado,
Leonor