... neste caso separar os resíduos que todos fazemos (em casa e na escola), iniciamos esta semana uma actividade integrada no PAA sobre o assunto.
Começamos por conversar e partilhar em grande grupo as concepções de grandes e pequenos; notamos que a palavra ecoponto é familiar a quase todos e que até já sabem as suas cores e para que servem; no entanto, muitos referem que, em casa, não se faz separação do lixo porque não há ecoponto perto...
Para verificar essa situação, a educadora Susana, que é a responsável por esta actividade, elaborou inquéritos a serem preenchidos por pais e a filhos, para que assim possamos fazer o diagnóstico real da situação no que à separação selectiva diz respeito.
Na nossa sala vimos a história "Xico, o campeão da reciclagem"; recontamos a história direitinho e até fizemos registos em desenho, com os vários elementos da história.
Sinal de que estamos a crescer e a conseguir estar mais atentos e representar graficamente as nossas vivências!
Também elaboramos um "cartaz" (que não é bem um cartaz...) sobre o ecoponto amarelo, que foi o que nos coube em sorte, na distribuição entre todas as turmas.
Fizemo-lo com uma técnica diferente... por isso não é bem um cartaz, é um" janelão"!
Eis o "Janelão do Embalão":
pintamos e forramos um caixote de amarelo
pusemos papel autocolante transparente, com a parte aderente virada para dentro
e aí colamos diversos materiais (dos que se devem colocar no ecoponto amarelo)
Gostamos muito do efeito!
Depois fizemos as letras EMBALÃO em papel autocolante e colaram-se na parte de cima
Ficou um cartaz-janelão muito engraçadão, não acham?
Nota:
Estamos a "falar tudo em ão" porque temos andado a descobrir que as coisas grandes terminam em ão e as pequeninas em inho... até já temos uma lista delas!
Depois mostramos...
Ficou o MÁXIMO!
ResponderEliminarAcho muito interessante tratar o tema da reciclagem com as crianças para perceberem o quanto é importante preservar a Natureza. O Tiago foi habituado desde pequeninho a colocar no ecoponto de casa os materiais recicláveis mas às vezes ainda pergunta " é no lixo ou na reciclagem?" Continuação de um bom trabalho.
ResponderEliminarObrigada Leonor pelas tuas palavras, sempre atenta e simpática!
ResponderEliminarOlá Isabel,
Nota-se que o Tiago tem vivências nesse sentido, pois já identifica muito bem onde deve colocar cada tipo de resíduo.Parabéns por esse bom exemplo!
Foi um trabalho muito interessante!
ResponderEliminarA ideia parece uma forma muito eficaz de transmitir a informação pretendida.
Bom trabalho
Prof. Anabela
BLOGando na Escola