Documentar as aprendizagens

No final do primeiro período lançamos um desafio aos pais; como o país está em crise e nos foram oferecidas capas de argolas usadas, poderiam, durante as férias de Natal, recuperá-las para fazer os Portefólios das crianças deste ano. Os níveis de empenhamento nesta tarefa superaram as expectativas, ora apreciem  os resultados finais da criatividade familiar:

-

Esta semana estivemos a documentar as aprendizagens de cada um... afinal o primeiro período já passou e é preciso avaliar o trabalho desenvolvido e os seus efeitos:
  • À professora competiu fazer a nossa avaliação individual (descritiva, por áreas de conteúdo) e avaliar também a implementação do Projeto Curricular do Grupo;
  • A nós competiu-nos  fazer a auto-avaliação (oral/narrativa, baseada nas transcrições daquilo que dizemos, ou seja, na escuta das vozes das crianças, que a professora regista). Para tal temos que pensar sobre o que sabemos de nós próprios e também observamos atentamente o nosso Portefólio, agora já organizado com as produções que demonstram a nossa evolução ao longo deste tempo. Acrescentamos/retiramos alguma coisa se assim o entendermos e, por fim, desenhamos na primeira página o nosso auto-retrato.
Cá estamos nós, envolvidos em atividades de documentação das aprendizagens:

-

E pronto, estão os portefólios organizados, as auto-avaliações feitas e as avaliações periódicas colocadas no respetivo separador, dentro dos Portefólios.
Hoje todos levamos para casa os nossos Portefólios, para que possam ser partilhados em família. Podemos, para isso, usar o tempo que for necessário, desde que se cumpram algumas regras:
  • O portefólio deve regressar à sala com as avaliações assinadas (os dois exemplares) e com a opinião dos pais registada por escrito (pelo menos num dos exemplares);
  • Não deve vir estragado, ou sujo, ou desorganizado, ou seja, não se podem abrir as argolas e mexer nas produções (desenhos, colagens, pinturas e outras) alterando a respetiva ordem (cronológica, em cada área de conteúdo/domínio).
  • Podem acrescentar o que desejarem no separador "Colaboração dos pais"...
Para terminar é importante referir que esta foi uma semana de trabalho intenso, só possível pelo apoio acrescido que temos tido da Sandra e da Elsa, as duas estagiárias que connosco têm passado este tempo (que pena que está a terminar!) e que, com a sua simpatia e disponibilidade, nos têm proporcionado mais oportunidades para interagir individualmente com cada criança. Obrigada a ambas!

Comentários

  1. Muito bom o trabalho da semana e como mais duas pessoas "dão tanto jeito" para a interação pessoal com cada criança...

    Beijinhos,
    Leonor

    ResponderEliminar
  2. parabéns pelo trabalho de excelência e sua documentação!
    bjs da Rosarinho

    ResponderEliminar
  3. Juca parabéns pelo teu trabalho e pela forma sábia como o concretizas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. A criatividade das familias esteve mesmo em alta!!! Adorei!
    O teu trabalho ja todos conhecemos...Muito bom!!!
    Beijinhos da Xinha

    ResponderEliminar
  5. O que me fascina é a capacidade de fazer isto tudo na pré, com meninos tão pequeninos.
    O que parece impossível, faz-se aqui com gosto.
    Adoro visitar blogues de Jardins de Infância!
    Parabéns

    Prof. Anabela
    BLOGando na Escola

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixem um comentário bem-educado e construtivo e será respondido da mesma forma. Comentários não identificados/ofensivos não merecerão publicação. Obrigada.